Nova geração do Hyundai Creta surge em testes e indica salto em porte, tecnologia e segurança
Terceira geração do SUV, que também é um dos líderes do segmento no Brasil, aparece camuflada na Coreia do Sul
César Tizo - janeiro 29, 2026
A Hyundai iniciou os testes da terceira geração do Creta, flagrada pela primeira vez em rodagem na Coreia do Sul. O surgimento do protótipo camuflado sinaliza o começo do desenvolvimento do modelo que deverá ser revelado globalmente em 2027, cerca de três anos após a apresentação do facelift da atual geração, o que reforça a importância estratégica do SUV para a marca.
Mesmo sob forte camuflagem, já é possível notar mudanças significativas no porte e nas proporções. O novo Creta aparenta ter silhueta mais vertical, carroceria levemente mais longa e linhas mais retas, indicando uma evolução clara em relação ao modelo atual. A leitura é de um projeto totalmente novo, com redesenho completo da dianteira e da traseira, além de novos elementos de iluminação e um visual mais alinhado à linguagem recente da Hyundai.
Internamente identificado pelo código SX3, o Creta de terceira geração deve começar a ser produzido na Índia, na fábrica da Hyundai em Tamil Nadu, com lançamento inicialmente previsto para o ano que vem. Informações preliminares indicam que a gama de motores deve ser mantida naquele mercado, incluindo opções 1.5 aspirada a gasolina, 1.5 turbo a gasolina e 1.5 diesel, com transmissões manuais e automáticas. No entanto, a principal novidade pode ser a adoção de uma motorização híbrida plena, em linha com a estratégia da Hyundai de ampliar a oferta desse tipo de tecnologia nos próximos anos.
Protótipo do Hyundai Creta de nova geração em testes na Coreia do Sul – Imagem: Shorts Car
Aqui no Brasil, o Hyundai Creta é fabricado na planta da marca em Piracicaba (SP) e, desde sua estreia no mercado nacional, o SUV compacto se consolidou como uma das principais escolhas dos consumidores no segmento. Em 2025, o Creta foi o segundo utilitário esportivo mais vendido do País, com 76.156 unidades emplacadas ao longo do ano. O modelo soma ao todo seis versões, sendo cinco equipadas com o propulsor 1.0 turbo flex sob o capô, enquanto o catálogo topo de linha Ultimate é movido pelo 1.6 turbo a gasolina associado ao câmbio de dupla embreagem com 7 marchas.
Além da eventual opção híbrida, a expectativa para a nova geração do Creta é de um avanço significativo em conteúdo. A nova geração deve apostar em um interior mais moderno, com telas maiores, evolução nos sistemas de conectividade, pacote ADAS mais avançado, além de um reforço nos equipamentos de segurança ativa e passiva. O acabamento interno também tende a se aproximar dos padrões adotados pelos modelos globais mais recentes da marca.
Do ponto de vista estrutural, o Creta de nova geração deve compartilhar a base com o Kia Seltos mais recente, adotando uma plataforma mais moderna e segura, com maior uso de aços de alta resistência. Isso deve resultar não apenas em melhor desempenho em testes de impacto, mas também em ganhos de rigidez estrutural e dinâmica ao dirigir.
Protótipo do Hyundai Creta de nova geração em testes na Coreia do Sul – Imagem: Shorts Car
Há expectativa de crescimento nas dimensões externas, com o novo Creta podendo se tornar um dos maiores SUVs dentro do seu segmento de atuação, além de oferecer uma das maiores alturas em relação ao solo. A estratégia busca reforçar a presença visual do modelo e mantê-lo competitivo diante da evolução dos rivais.
O Hyundai Creta começou a ser vendido no Brasil em janeiro de 2017 e construiu uma trajetória sólida tanto no mercado indiano quanto no brasileiro. Uma eventual estreia da nova geração do SUV por aqui em 2027, já como linha 2028, teria forte apelo simbólico ao marcar o aniversário de dez anos do modelo no País. Ainda assim, os planos futuros da marca para o mercado brasileiro seguem em sigilo.
Em paralelo, vale lembrar que, ao longo de 2026, a Hyundai prepara uma estreia de grande relevância para o mercado nacional: a nova geração do HB20, que dará início à linha 2027 do hatch. O projeto também deve ser acompanhado por um crossover inédito, que tende a entrar no lugar do HB20S no portfólio de modelos nacionais da fabricante. A conferir.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.