Ford Territory ou Renault Boreal: qual SUV perde menos valor e tem melhor pós-venda?
Leitor está em dúvida entre os SUVs de porte médio a médio-grande e pediu nossa ajuda para definir a escolha; confira análise
César Tizo - fevereiro 3, 2026
Bom dia! Gostaria de saber qual a melhor opção de compra entre o Ford Territory e o Renault Boreal pensando em pós-venda e desvalorização. Obrigado – pergunta enviada por Jorge
Jorge, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Começando sua resposta de maneira mais objetiva, ainda é cedo para avaliarmos com precisão a desvalorização do Renault Boreal, já que as vendas do SUV médio começaram há pouco tempo. Ainda assim, a Fipe já estima a depreciação inicial do modelo em 10,5% na versão topo de linha Iconic. Aplicando o mesmo critério às unidades do Ford Territory recém-chegadas ao mercado, a queda é de 10,4%. Na prática, temos um empate técnico nesse quesito.
Outro ponto que você prioriza é o pós-venda. Nesse caso, o ranking das marcas no Reclame Aqui funciona como um bom termômetro sobre a percepção dos proprietários. A Renault aparece em destaque, figurando como a marca mais bem avaliada no segmento “Montadora de Veículos”, sinal de boa experiência de atendimento tanto pela fabricante quanto pela rede de concessionárias. Já a Ford ocupa apenas a 16ª posição no ranking específico.
Partindo para os modelos, a Ford importa o Territory da China apenas na versão Titanium, tabelada em R$ 219.900. Entre os principais atributos do SUV estão o amplo espaço interno, especialmente para os passageiros do banco traseiro, que contam com boa área livre para as pernas. Além disso, a configuração do Territory escolhida para o Brasil contempla uma lista de itens de série bastante completa. Sob o capô, o modelo traz o motor 1.5 turbo a gasolina, com até 169 cv e 25 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio de dupla embreagem com 7 marchas.
Ford Territory
Por valor semelhante, é possível levar para casa o Renault Boreal Iconic, atualmente tabelado em R$ 214.990. Tão equipado quanto o rival, o Boreal é discretamente menor por fora, mas acomoda bem cinco ocupantes e oferece a vantagem do porta-malas maior: são 522 litros pelo padrão VDA tradicionalmente aceito, contra 448 litros do Territory, cuja medição a Ford não especifica.
Todas as versões do Boreal utilizam o motor 1.3 TCe turbo com injeção direta, que entrega 163 cv e 27 kgfm de torque, também acoplado a uma transmissão de dupla embreagem úmida, no caso com 6 marchas. Vale destacar que o propulsor aceita etanol, algo relevante para parte do público brasileiro, enquanto o 1.5 turbo do Ford opera apenas com gasolina.
Renault Boreal
No consumo, a vantagem do Renault é clara. O Boreal Iconic registra médias oficiais de 11,2 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada com gasolina. O Territory, segundo o padrão brasileiro, marca 8,8 km/l e 11,2 km/l, respectivamente.
Em resumo, Jorge, estamos falando de dois SUVs equivalentes em proposta e equipamentos, mas, olhando para os números, o Renault Boreal se mostra mais eficiente, tem porta-malas maior sem descuidar do conforto interno, oferece custo-benefício mais equilibrado e ainda conta com melhor reputação de marca. Hoje, portanto, parece a escolha mais racional.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.
Obrigado, pois acabei de comprar o Boreal Iconic.