Na faixa de R$ 80 mil: Toyota Corolla XEi novo ou um Audi A3 Sedan 2014?
Boa dúvida envolvendo o líder dos sedãs médios e a alternativa de luxo alemã
grano - maio 16, 2016
Possuo um Honda CR-V LX 4×2 automático 2010 e estou querendo trocar de carro, a princípio estava querendo permanecer no segmento de SUVs, inclusive com opções de outras CR-Vs mais novas. No entanto passei a analisar também a opção de sedans médios aí me veio a dúvida. Corolla XEI 2016 zero km por 86 mil ou um Audi A3 2014 motor 1.4 turbo que dizem ser muito potente e econômico por 80 mil. Qual seria a compra mais racional? A tradição e liquidez do Toyota ou o luxo e exuberância do Audi? Manutenção, seguro, valor de revenda, fale um poco mais desses modelos – pergunta enviada por Manfrini de Freitas
Manfrini obrigado por compartilhar sua dúvida conosco aqui no Guru dos Carros! A pergunta é muito boa e com certeza já teve ter ocorrido para vários consumidores que estão pesquisando sedãs no intervalo de R$ 80.000 a R$ 90.000.
De fato o Audi A3 Sedan chegou ao mercado em 2014 com uma proposta bem interessante: tornar possível a migração de um sedã ”comum” para um representante de uma marca de luxo, o que traz consigo toda a tecnologia, qualidade de projeto e construção, além do maior status. O A3 Sedan com motor 1.4 turbo traz tudo isso e só tem como principal pecado o fato de não trazer revestimento interno de couro de fábrica. Fora isso, ele é um modelo extremamente eficiente no que diz respeito ao (baixo) consumo e bom desempenho. Ele está sintonizado com o que está na moda em termos de propulsão, no caso o downsizing, ou seja, extrair bons números de potência e torque de motores compactos graças ao uso de injeção direta, sobrealimentação, dentre outros recursos. Além disso, só no A3 Sedan você vai encontrar recursos como o start-stop e os controles de tração e estabilidade de série, ambos indisponíveis no Toyota Corolla.
Claro que o Toyota Corolla tem seu peso no segmento e a boa fama que conquistou por aqui, o que ajudam em sua desvalorização comedida e a boa liquidez no mercado de usados, porém ele cobra muito caro por isso em sua versão XEi. Além disso, o fato dele não contar com os controles de estabilidade e tração sequer como opcionais, é lamentável. Já no caso do A3 Sedan, o fato da nacionalização ajuda na hora da revenda e o modelo importado ainda conta com a vantagem do conjunto mecânico mais avançado, com a suspensão traseira independente e o câmbio de dupla embreagem com 7 marchas. Ele é ruidoso quando o carro trafega por pisos irregulares, é bom deixar claro, porém sua agilidade nas trocas e a boa calibração com o motor 1.4 o favorece muito.
Em termos de espaço interno e porta-malas, os dois modelos são bem equivalentes, sendo que o Corolla leva uma pequena vantagem no espaço para os passageiros no banco traseiro.
Já no que diz respeito a manutenção, aqui se acende um sinal de alerta. Além do plano de revisões da Audi contemplar inspeções a cada 6 meses ou 10.000 km, os valores são superiores aos quais a Toyota pede para o Corolla. Apenas como comparação, o valor das três primeiras revisões para o A3 Sedan soma R$ 2.550 contra R$ 1.252 do Corolla, que ainda tem a vantagem das inspeções ocorrerem a cada ano ou 10.000 km. A nacionalização do A3 Sedan, por sua vez, ajuda a tornar mais fácil encontrar peças para ele.
Logo, Manfrini, entre os dois modelos o Audi A3 Sedan é um produto superior em relação ao Toyota Corolla ao oferecer um conjunto bem mais moderno e eficiente. Ele cobra a conta na hora da manutenção, portanto se você optar por ele é bom se lembrar disso, porém é um veículo que não tende a apresentar problemas se bem conservado.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok