Duelo entre primos: Renault Duster ou Nissan Kicks?
Leitor é dono de um Renault Duster atualmente e está em dúvida se migra para o SUV compacto da Nissan
César Tizo - setembro 26, 2023
César tenho um Renault Duster comprado na modalidade pcd e estou em dúvida se devo optar pelo Nissan Kicks por conta da segurança, uma vez que agora ele tem 6 airbags. Pode me auxiliar? – pergunta enviada por Bruno
Bruno obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
É interessante lembrar que ao analisarmos o Kicks e o Duster estamos falando de um duelo entre primos da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, sendo que ambos compartilham a mecânica formada pelo motor 1.6 16V flex associado ao câmbio automático CVT.
Atualmente o Renault Duster tem preço sugerido de R$ 132.990 em seu catálogo Iconic com a motorização aspirada.
Renault Duster
Na mesma faixa de valor é possível adquirir o Nissan Kicks na configuração Advance, que tem preço sugerido de R$ 132.990.
A favor do Renault Duster está o seu bom porta-malas para 475 litros, um dos maiores do segmento, porém o espaço para os passageiros no banco traseiro não é tão superior em relação ao do Kicks.
O Nissan, por sua vez, transporta 432 litros de bagagens em seu porta-malas, o que também está longe de ser ruim.
Eficiência
Apesar de dividirem o conjunto motor e câmbio, o Nissan Kicks é um modelo mais eficiente.
De acordo com os dados mais recentes do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o Nissan é capaz de alcançar médias de 11,4 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada com gasolina, enquanto as parciais para o Duster Iconic 1.6 gravitam em 10,5 e 11,5 km/l, respectivamente.
Em especial no uso rodoviário constatamos uma gritante vantagem de 2,3 km/l a favor do Nissan, algo a ser destacado.
Nissan Kicks
Em termos de desempenho não encontramos muita diferença entre o Kicks e o Duster 1.6 CVT, sendo que ambos cumprem a prova de aceleração de 0 a 100 km/h na faixa de 12 segundos.
Custo/benefício
Em seu catálogo Iconic, o Renault Duster peca, como bem alertado pelo leitor, por oferecer apenas o airbag frontal duplo obrigatório por lei.
Entretanto encontramos no Duster Iconic o monitoramento de pontos cegos, acendimento automático dos faróis, sensor de estacionamento, sistema de câmeras 360º, revestimento interno de couro, rodas de liga leve aro 17″, central multimídia com tela de 8″ e suporte aos principais sistemas de espelhamento de smartphones sem fio, entre outros itens.
Monitoramento de pontos cegos: um diferencial do Duster Iconic
O Kicks Advance, por sua vez, sai de fábrica com 6 airbags, câmera de ré, chave presencial (sistema também presente no Duster Iconic) e um nível de equipamentos em linha com o Renault, devendo, entretanto, o monitoramento de pontos cegos, câmeras 360º e o revestimento interno de couro.
Qual escolher?
É fato que o Renault Duster Iconic é beneficiado sob a óptica do nível de equipamentos uma vez que estamos falando do catálogo topo de linha do SUV, enquanto o Kicks Advance é a configuração intermediária do Nissan.
Contudo, o Kicks mostra-se uma escolha interessante não só do ponto de vista da segurança passiva, ao oferecer os airbags laterais e de cortina, mas ele se sobressai em relação ao Duster ao levarmos em conta a eficiência.
Renault Duster
O Nissan oferece o mesmo nível de performance do Renault e é beneficiado pelo cuidado da marca japonesa na redução do peso total do SUV, o que lhe confere médias de consumo muito melhores em relação aos números do Duster.
Logo, por conta do apelo racional de seu conjunto, o Kicks desponta como a opção mais sensata entre os dois primos da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok