Chevrolet S10 High Country ou optar pela Ford Ranger XLT?
Leitor está em dúvida entre versões mais equipadas das duas picapes médias e pediu nossa ajuda para definir a compra
César Tizo - dezembro 15, 2023
Boa noite guru dos carros. Hoje tenho uma dúvida se compro uma Chevrolet S10 High Country modelo atual ou a nova geração Ford Ranger XLT modelo 2024 estou com essa dúvida por entender que a S10 é uma boa camionete mas a nova Ford Ranger é uma das melhores camionetes, preciso de uma boa camionete moro na zona rural. Qual vc me indica? Obrigado por responder esta dúvida! – pergunta enviada por Rodolfo
Rodolfo obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Desde já agradeço pela confiança e a oportunidade de ajudá-lo na escolha de sua próxima picape.
Rodolfo, de fato a Chevrolet S10 construiu ao longo dos anos uma inegável fama de solidez e boa concepção mecânica, sendo que, não por acaso, ela e a Toyota Hilux se consolidaram como as picapes médias mais escolhidas pelos brasileiros por muitos anos.
Entretanto a Ford colocou no mercado um produto muito mais avançado com a nova geração da Ranger.
Antes de entrarmos na questão mecânica em si, vale salientar que a nova Ranger conta com uma estrutura toda nova e avanços não só no conjunto de chassi e cabine, bem como na suspensão, direção e freios.
Temos um modelo que oferece qualidade de rodar muito superior ao da Chevrolet S10 High Country, o que vai lhe garantir mais conforto e melhores respostas dinâmicas.
Indo para o conjunto motriz, a nova Ranger XLT é muito superior à concorrente da Chevrolet por conta da motorização 3.0 V6 turbodiesel.
Temos na picape da Ford até 250 cv e 61,1 kgfm de torque. A força máxima bastante generosa produzida pelo motor V6 certamente será algo importante também para eventuais atividades no campo ou o transporte de cargas mais pesadas.
O propulsor V6 turbodiesel trabalha em conjunto com a eficiente transmissão automática de 10 marchas e o sistema de tração 4×4 com reduzida. Vale destacar que a tecnologia de tração 4×4 presente na nova Ranger é mais avançada e pode atuar sob demanda (modo “4A”) a critério do motorista.
A Chevrolet S10 High Country atual, por sua vez, traz sob o capô o motor 2.8 turbodiesel com 4 cilindros e o câmbio automático 6 marchas. Temos no modelo da Chevrolet até 200 cv e 51 kgfm de torque.
Com dados de potência e torque inferiores aos da nova Ranger, ao menos a S10 High Country poderia oferecer menor consumo de combustível. Na prática, porém, não é o que observamos.
Enquanto a S10 High Country apresenta médias oficiais de 8,4 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada, a Ranger XLT 2024 alcança 8,9 e 10,2 km/l, respectivamente.
Apesar das picapes apresentarem comprimento total próximo, no caso de 5,36 m na S10 e 5,37 m para a Ranger, a representante da Ford possui entre-eixos (3,27 m) bem maior em relação ao da S10 (3,09 m), o que favorece o espaço interno para os passageiros.
De olho na capacidade de carga e pensando no uso para trabalho, as duas picapes têm capacidades de carga equivalentes, com a Ranger XLT 2024 tolerando 1.037 kg contra 1.044 kg da S10 High Country.
A Chevrolet sabe que a concorrência entre as picapes médias tende a ficar ainda mais acirrada em 2024 com a chegada de modelos com a Fiat Titano e a renovação da Volkswagen Amarok, tanto que prepara um bom “banho de loja” para a S10 ao longo do ano que vem.
Entretanto, a futura S10 2025 e a nova Amarok deverão evoluir apenas em alguns elementos da carroceria e da cabine, não ostentando uma plataforma totalmente renovada como observamos na Ranger em sua linha 2024.
Logo, a Ford Ranger XLT 2024 desponta como a escolha mais interessante.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok