BYD dobra expectativa e prevê criar 10.000 empregos na Bahia
Empresa vai investir R$ 3 bilhões no Estado para operar três fábricas em Camaçari
César Tizo - dezembro 21, 2023
Ótima notícia para a economia brasileira e, em especial, para o Estado da Bahia.
A BYD comunicou nesta quinta-feira (21) ter dobrado sua expectativa inicial e espera agora criar 10.000 postos de trabalho em suas operações de manufatura na cidade de Camaçari.
O número leva em conta empregos diretos e indiretos que serão criados na região.
A empresa, vale lembrar, assumiu a fábrica que até então era operada pela Ford no município baiano e vai investir R$ 3 bilhões para operar um complexo com três unidades produtivas, sendo uma responsável pela manufatura de chassis para caminhões e ônibus, uma específica para a produção de automóveis e a terceira destinada ao processamento de lítio e ferro fosfato para exportação.
Segundo a BYD, a prioridade será valorizar a mão de obra local, realizando a capacitação e integração entre os trabalhadores brasileiros e chineses.
Também será criado um grupo de fornecedores locais para atender os mais diversos tipos de demanda da indústria, fortalecendo a economia local e gerando ainda mais oportunidades.
“A promulgação da reforma tributária, que vai incentivar ainda mais a produção automotiva nacional, e o cenário econômico positivo do Brasil contribuem para os planos de investimento da BYD no país. O objetivo é tornar o Brasil reconhecido mundialmente como uma potência energética e de consumo, um polo exportador de produtos eletrificados e uma das maiores referências no mercado automotivo 100% elétrico“, declarou a BYD em comunicado.
A companhia destaca que as obras de instalação das fábricas terão início em fevereiro de 2024, sendo que os primeiros automóveis nacionais da BYD deverão chegar às concessionárias no fim do ano que vem, estima a empresa.
“Vamos começar em breve os processos de seleção e qualificação. Vamos construir nosso sonho de transformar a região Nordeste em um centro de inovação, não só para o Brasil, mas para toda a América Latina. Nós também vamos oferecer bolsas de estudo para que estudantes possam ir à China adquirir aprendizado e aplicar em sua realidade”
Stella Li, vice-presidente executiva global e CEO da BYD Américas
O hatch compacto elétrico Dolphin e o SUV médio Song Plus deverão ser os primeiros modelos nacionalizados pela BYD.
O utilitário esportivo híbrido plug-in, inclusive, se tornará flex quando começar a sair da linha de montagem na Bahia.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok