Sugestão de carro com ”pegada esportiva” para um solteiro de 35 anos
Leitor está em dúvida entre um Golf 1.4 manual, um Civic ou partir para um Swift e quer a ajuda do Guru
grano - setembro 1, 2017
Olá César Tizo, grande expert em carros. Tenho a seguinte dúvida: sou solteiro e tenho 35 anos e gostaria de pegar um hatch com uma pegada mais esportiva, estava fortemente inclinado a ir de Golf TSI 1.4, mas vi muitas reclamações sobre o câmbio DSG, infelizmente temos escassas opções nesse segmento com isso andei pensando num Civic, convém ressaltar que devo pegar um usado, tipo 2014; a dúvida que fico é se for adquirir um carro fora da garantia o ideal é optar por um japonês? Um Golf manual seria uma boa escolha? Tenho simpatia pelo Suzuki Swift, mas a liquidez do carro adquirido também me preocupa, grato pela atenção – pergunta enviada por Sérgio Vieira
Sérgio obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Se a questão do câmbio automático não é fundamental para você, considero que uma das opções mais legais e interessantes que você pode fazer é pelo Volkswagen Golf 1.4 TSI com câmbio manual.
De fato as transmissões com dupla embreagem parecem não gostar de pisos muito castigados como os encontrados pelo Brasil afora. Ruídos e até mesmo desgastes prematuros são comuns em transmissões desse tipo. O que ocorreu na linha Ford, por exemplo, deixa um alerta sobre esse tipo de câmbio. As caixas da Volkswagen com 7 marchas mostram-se mais robustas, porém o problema dos barulhos são relatados por vários donos de modelos do grupo Volkswagen que utilizam a caixa de 7 velocidades, como o Audi A1 e o próprio Golf.
O hatch médio com câmbio manual de 6 marchas, contudo, oferece um funcionamento impecável da transmissão. Ela tem os engates justos, suaves e precisos que encontramos nos carros da marca. Tudo isso é potencializado pelo excelente motor 1.4 TSI, com um alto nível de eficiência e conferindo desempenho acima da média para o Golf, bem como mantendo o nível de consumo bem baixo.
Vale destacar que você encontrará unidades com câmbio manual ainda importadas da Alemanha, portanto com um conjunto mecânico ainda melhor sobretudo pela suspensão traseira multibraço. Com o início da produção no Brasil, o Golf passou a contar com suspensão traseira por eixo de torção.
Como atualmente o câmbio automático conta com um procura cada vez maior desde o segmento dos hatches compactos tornando-se quase ”obrigatório” a partir dos modelos de médio porte, muitas vezes esses carros com transmissão manual como é o caso do Golf são esquecidos, porém ele é um hatch muito interessante para quem gosta de dirigir.
Você pode ficar despreocupado porque o Golf 1.4 manual lhe entregará toda a pegada esportiva que você espera encontrar em seu próximo carro.
Sua análise sobre o Suzuki Swift está corretíssima: apesar de um bom pacote e um comportamento dinâmico excelentes, o modelo sofre com uma desvalorização mais alta bem como a liquidez reduzida por se comportar como um carro de nicho aqui no país. As idas e vindas da Suzuki em nosso mercado também não colaboram para que a marca obtenha o sucesso comercial que seus bons produtos merecem.
De qualquer forma, Sérgio, creio que ao optar pelo Golf 1.4 manual você fará uma compra excelente.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok