Comprar um Jeep Renegade diesel ou um Jeep Compass flex, ambos na faixa de R$ 120.000?
Leitor está em dúvida entre os dois modelos da Jeep e pediu a orientação do Guru dos Carros
grano - outubro 16, 2017
Estou trocando minha Chevrolet Captiva e gostaria de uma opinião ou um Jeep Renegade Longitude 2.0 turbo diesel 4×4 ou um Jeep Compass longitude flex? – pergunta enviada por Joao
João obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Muito interessante sua pergunta, uma vez que é comum dentro do portfólio de várias montadoras ficarmos em dúvida entre versões mais caras de um modelo menor ou as opções mais acessíveis do produto imediatamente superior.
Analisando o caso específico, seria mais interessante optar pelo Jeep Compass para ocupar o lugar de seu Chevrolet Captiva.
Considerando seu carro atual, seguramente você sentirá uma falta de espaço interno e capacidade de carga no porta-malas se optar pelo Jeep Renegade. O Compass, por outro lado, oferece uma ”receita” bem mais interessante, com bom espaço interno para 5 adultos e um porta-malas mais interessante com capacidade para 410 litros.
Particulamente falando, dentro da gama nacional da Jeep o motor 2.0 turbodiesel cai como uma luva para os dois modelos. Compreendo que, no caso do Compass, estamos falando de uma grande diferença de R$ 26.800 se levarmos em conta a mesma versão Longitude para o Compass porém alternando apenas a motorização 2.0 flex para a 2.0 diesel.
Vale a pena destacar que, caso você rode uma distância considerável com seu automóvel, o preço do Compass diesel é muito superior, porém seu custo por quilômetro será bem inferior ao uso de gasolina graças ao menor consumo e maior autonomia proporcionada pelo motor 2.0 diesel e, é claro, o preço menor do diesel em relação à gasolina.
O grande ”problema”, se podemos dizer assim, do Compass 2.0 flex vai para o consumo de combustível que está longe de ser comedido. O ritmo com que o marcador de combustível vai se aproximar da reserva será semelhante ao do Captiva, sendo que o Compass flex entrega médias de 8,8 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada, ambas com gasolina. No caso do Compass diesel, o consumo atinge parciais de 9,8 km/l e 11,4 km/l, respectivamente, porém não é raro atingir médias de mais de 16 km/l na estrada sobretudo graças ao câmbio automático de 9 marchas. Isso sem falar que em algumas situações a presença da tração 4×4, recurso exclusivo do Compass diesel, pode fazer a diferença para trafegar por pisos não pavimentados.
Resumindo, entre os dois modelos da Jeep, vale muito mais a pena optar pelo Compass, sendo que, se possível, a versão Longitude diesel lhe trará um bom compromisso entre desempenho e consumo.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok