Leitor está em dúvida entre um Civic seminovo, um Civic novo ou um Chevrolet Cruze
grano - janeiro 29, 2018
Olá César, bom dia. Parabéns pelo site. As informações são de excelente qualidade. Estou com uma grande dúvida na troca de um sedan médio. Tenho Honda Civic lxr 2015 e estou numa indecisão cruel quanto a troca por outro sedan médio. São eles:1- Honda Civic Sport automático zero KM( desconto de IPI), ou2-Cruze LT zero KM (também com desconto de IPI) e ainda3-Honda Civic EXR semi-novo.Sei que toda escolha de carro tem seu lado emocional, mas temos que ponderar o preço, custo beneficio, desvalorização, revenda, pós venda, seguro, entre outros .Obrigado e mais uma vez, Parabéns. Seu trabalho é excepcional – pergunta enviada por Pedro Reis
Pedro obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Creio que se o orçamento permite, vale a pena levarmos em consideração a compra do Honda Civic Sport ou do Chevrolet Cruze, já que ambos são sedãs com projetos recentes, portanto entregando níveis mais elevados de segurança e eficiência. Claro que o valor do Civic EXR seminovo, na faixa de R$ 75.000, é convidativo, porém o mercado reserva novidades bem mais interessantes.
Tanto o Civic Sport CVT quanto o Cruze LT são excelentes opções de sedãs médios, Pedro, mas tendo em vista todo o pacote que você espera encontrar no carro, como o fator preço, o custo-benefício, dentre outros, creio que vale a pena optar pelo Chevrolet.
Começando pela mecânica, o Cruze LT é beneficiado pela eficiência de seu motor 1.4 com turbo, injeção direta e até mesmo o sistema start-stop que desliga o motor quando o carro encontra-se parado e ajuda a economizar combustível sobretudo na cidade. O Civic Sport, por sua vez, ainda usa um motor 2.0 16V aspirado, que não é ruim, mas não entrega o mesmo nível de eficiência que o propulsor do Cruze. Além do benefício parelho entre os dois sedãs, o Cruze tem a vantagem de ser bem mais econômico. Com gasolina, o Cruze LT alcança parciais de 11,2 km/l na cidade e 14 km/l na estrada, enquanto o Civic Sport CVT fica em 10,5 km/l e 13 km/l, respectivamente.
Vale a pena destacar que, graças ao turbo, o Cruze ainda se destaca pelo torque bem superior em relação ao Civic Sport CVT, no caso de 24,5 kgfm com etanol enquanto o Honda só chega até 19,5 kgfm utilizando o mesmo combustível. Isso confere ao Cruze respostas mais vigorosas, sobretudo nas retomadas onde a força do motor exerce uma boa diferença.
Partindo para o custo-benefício, tanto o Cruze LT como o Civic Sport CVT oferece pacotes bem parecidos. Um bom incremento no Honda a partir da linha 2018 foi que, finalmente, ele passou a contar com central multimídia nessa versão, algo mais do que necessário em um carro de R$ 96.400. Uma vantagem do Civic Sport sobre o Cruze LT, por sua vez, fica por conta dos 6 airbags de série enquanto o Cruze conta com 4 bolsas infláveis. Ambos saem de fábrica com os controles de tração e estabilidade.
O Cruze LT é um pouco mais barato, tabelado em R$ 95.890, e tem a vantagem do interessante sistema de telemática OnStar, que oferece algumas comodidades de conforto e segurança interessantes. Os dois sedãs contam com rodas de liga leve aro 17”, mas só o Cruze LT oferece revestimento interno de couro, sensor de estacionamento, dentre outros.
Por fim, Pedro, modelos como o Honda Civic tem alta liquidez no mercado de usados e desvalorização comedida, mas não podemos dizer que o Cruze fique muito atrás do Civic. Em ambos você encontra revisões com preço fixo, o que favorece o custo de manutenção, além de 3 anos de garantia integral.
Por tudo isso, creio que ao optar pelo Cruze LT você fará uma ótima escolha.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok