Compra com isenção: Yaris Sedã XL ou um Nissan Kicks S Direct?
Leitor está em dúvida entre o sedan e o SUV compacto e pediu a ajuda do Guru dos Carros
grano - junho 5, 2019
César, primeiramente parabéns pelo espaço e pela qualidade das suas avaliações. Estou por comprar meu primeiro carro com isenção de ICMS e IPI. Estou na dúvida se compro o Yaris Sedã XL ou o Kicks S Direct ou espero até outubro deste ano pra ver o que vai acontecer no mercado automobilístico levando em consideração que estão por ser lançados modelos híbridos e outros com motorização 1.0 turbo e talvez isto mexa nos preços. O que você me aconselha? – pergunta enviada por Adilson
Adilson obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Desde já agradeço pelo elogio e por acompanhar nosso trabalho, conto sempre com a sua audiência!
Partindo para sua resposta, creio que, se a sua ideia é realizar a compra com isenção, não me preocuparia com a chegada de modelos com propulsão alternativa – como é o caso dos híbridos e elétricos – assim como as opções 1.0 turbo de alguns futuros lançamentos, uma vez que esses motores mais sofisticados tendem a figurar apenas em versões mais caras e que ultrapassam o teto de R$ 70.000, que é necessário respeitar para se obter a maioria dos abatimentos tributários entre eles o IPI e o ICMS. Atualmente o VW Polo Sense é uma das raras opções de modelo com motorização 1.0 turbo passível de compra por parte do público PcD.
Seguindo a análise especificamente para os dois modelos reunidos por você, é interessante destacar que Toyota Yaris Sedã e Nissan Kicks, até mesmo pela nacionalidade de suas marcas, contam com projetos e propostas muito equivalentes, cada qual, obviamente, em seu segmento.
O SUV e o sedan buscam reduzir o consumo e aprimorar o desempenho utilizando transmissões automáticas CVT, sendo que o Kicks conta com um motor ligeiramente maior, no caso um 1.6 16V com até 114 cv, enquanto a Toyota aplica no Yaris Sedã seu 1.5 16V de 110 cv. Com isso, os dois modelos são muito eficientes, gastam pouco combustível e entregam desempenho aceitável.
Tanto no Kicks S Direct quanto no Yaris Sedã XL você encontrará os controles de tração e estabilidade como itens de série, o que é muito elogiável. A partir da linha 2020, o Kicks S Direct se destaca por oferecer o piloto automático de série, enquanto só no Yaris Sedã XL você já o leva para casa com acendimento automático dos faróis, rodas de liga leve aro 15”, retrovisor interno eletrocrômico, além do controlador de velocidade de cruzeiro. Tanto o SUV quanto o sedan nas versões analisadas aqui saem de fábrica apenas com rádio de série, não dispondo de central multimídia. É possível, contudo, adquirir o recurso como um acessório até mesmo nas concessionárias.
Graças ao terceiro volume saliente, o Yaris Sedã tem a vantagem do porta-malas um pouco maior que o do Kicks, oferecendo espaço para 473 litros enquanto o Nissan transporta 432 litros de bagagem.
Logo, nessa disputa entre carros muito parelhos e racionais, o Toyota Yaris Sedã XL leva uma pequena vantagem ao sair de fábrica com mais equipamentos de série, por isso ele pode ser apontado como a escolha mais interessante.