Lembra dele? Nissan Xterra pode voltar como SUV derivado da nova Frontier Pro
Modelo que já foi vendido no Brasil entre 2003 e 2008 ressurgiria com visual moderno e motorização híbrida plug-in
César Tizo - maio 16, 2025
A Nissan estuda o lançamento de um novo utilitário esportivo com base na recém-apresentada picape Frontier Pro, revelada no fim de abril no Salão do Automóvel de Xangai. Se sair do papel, o modelo, tal como a picape média eletrificada, deverá ser desenvolvido na China pela joint venture Zhengzhou Nissan e ressuscitaria o nome Xterra, modelo que foi vendido no Brasil entre 2003 e 2008.
Projeção para o eventual Nissan Xterra derivado da Frontier Pro – Imagem: Kolesa/Nikita Chuiko
Ainda em fase de planejamento, o projeto prevê um SUV robusto, com arquitetura e demais elementos derivados da Frontier Pro, porém com entre-eixos encurtado. O visual, tal como ocorria com o Xterra orginal, deverá ser fortemente inspirado na Frontier Pro. As projeções do site Kolesa já especulam o estilo com faróis e lanternas de LED horizontais, para-choque exclusivo na traseira e maior ângulo de abertura para as portas traseiras. Elementos que facilitariam o acesso à segunda fileira de bancos e destacariam o modelo como uma alternativa robusta e moderna no segmento.
Acima o Nissan Xterra que já foi comercializado no Brasil
Se confirmado, o novo Xterra será posicionado como um SUV médio-grande com construção de carroceria sobre chassi (body-on-frame), mesma solução de rivais como Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer. A Frontier Pro, da qual o utilitário herdaria o conjunto mecânico, traz motorização híbrida plug-in com motor 1.5 turbo e propulsor elétrico integrada ao câmbio. O conjunto oferece mais de 400 cv e 800 Nm de torque (cerca de 81,6 kgfm), com autonomia elétrica de até 135 km de acordo com o padrão NEDC.
A expectativa é que a nova Frontier Pro chegue primeiro ao mercado chinês ainda em 2025, com possíveis exportações para outros mercados posteriormente. Se a Nissan decidir seguir adiante com o SUV, há chance de o modelo ser oferecido também em outros países emergentes — inclusive o Brasil — onde há forte demanda por utilitários de 7 lugares robustos e com aptidão off-road. Vamos acompanhar.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok