Fundador da BYD quer união de marcas chinesas para “demolir antigas lendas”
Declaração foi dada por Wang Chuanfu, que deseja promover a união do setor automotivo chinês para rivalizar com marcas ocidentais
César Tizo - agosto 14, 2023
O fundador e atual presidente do conselho da BYD, Wang Chuanfu, conclamou outros dirigentes de fabricantes chinesas para se unirem com o objetivo de “demolir antigas lendas“.
A mensagem de Chuanfu é clara e tem como destinatário as principais marcas automotivas globais, em especial do ocidente, que hoje figuram entre as referências no setor.
A ideia de Chuanfu é que as companhias chinesas passem a disputar mercado ao menos de igual para igual com essas empresas.
“Acredito que chegou a hora das marcas chinesas. É uma necessidade emocional para 1,4 bilhão de chineses ver uma marca chinesa se tornando global“
Wang Chuanfu, fundador da BYD
A mensagem do presidente da BYD foi bem aceita por concorrentes como Nio e Li Auto, que “saudaram” a iniciativa proposta por Chuanfu.
Porém, a ideia do fundador da BYD ainda não é unânime entre seus pares.
A Great Wall Motor, por exemplo, mostrou-se reticente com a iniciativa, uma vez que optou por não comentar as falas do presidente da BYD.
O CTO da Great Wall Motor, Wang Yuanli, limitou-se a compartilhar uma análise do China’s Auto Business Review na qual o veículo pontua que “em um momento tão crítico, como as montadoras chinesas podem ficar juntas?”.
“Se apenas falarmos sobre estar juntos, mas mantivermos uma certa amargura em nossos corações, seria melhor lutar primeiro“, ponderou o China’s Auto Business Review em seu texto.
É fato que a estratégia proposta pelo fundador da BYD é uma decisão política e, como tal, precisará de muitas negociações.
Entretanto, ela já deixa claro o ânimo com o qual as fabricantes chinesas estão olhando para o futuro…
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok