Picapes esportivas: Ram Classic ou a nova Ranger Raptor?
Leitor deseja uma picape de alto desempenho e está em dúvida sobre qual modelo escolher
César Tizo - dezembro 15, 2023
Prezado, estava quase fechando negócio em uma Ram Classic quando vi a estreia da Ford Ranger Raptor. Quero uma picape que ande muito bem e meu uso é mais em estrada ou acessos de fazendas com chão batido, nada muito radical. Qual você escolheria entre as duas, uma vez que o preço da Ranger é o meu limite? – pergunta enviada por Paulo
Paulo obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Excelente a questão proposta por você uma vez que ela nos permite contrapor um dos modelos mais vendidos pela Ram no Brasil com a grande novidade da Ford no segmento de picapes médias.
Começando pela Ranger Raptor, o modelo de alta performance tem como destaque o motor 3.0 V6 biturbo com 397 cv e 59,4 kgfm de torque. Trabalhando em conjunto com o câmbio automático de 10 marchas, a Ranger Raptor é extremamente veloz e alcança 100 km/h em apenas 5,8 segundos.
Além da mecânica sofisticada, a Ranger Raptor traz uma série de aprimoramentos de olho na valentia para o uso off-road, entre eles os amortecedores Fox e os diferenciais dianteiro e traseiro blocantes.
Claro que tudo isso tem um preço e a Ranger Raptor desembarca no Brasil por salgados R$ 448.600.
A representante da Ford registra médias de 8,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com gasolina.
A Ram Classic, por sua vez, é baseada na geração anterior da Ram 1500 também comercializada no Brasil e tem preço bem mais acessível, no caso partindo de R$ 365.150 na versão Laramie.
Com uma proposta mais “puro-sangue”, a Ram Classic mantém sob o capô o tradicional 5.7 V8 Hemi com 400 cv e 56,7 kgfm de torque.
Com seu câmbio automático de 8 marchas, a picape é capaz de alcançar 100 km/h em 7,7 segundos e registra médias de 5,2 km/l no ciclo urbano e 6,4 km/l na estrada também apenas com gasolina.
Vale reforçar que as duas picapes contam com sistema de tração 4×4 com reduzida.
Por conta da diferença de segmentação das duas picapes, no caso a Classic um modelo full-size e a Ranger Raptor uma picape média, o modelo da Ram oferece uma cabine bem maior e mais confortável para os 5 ocupantes.
A Ranger Raptor, por sua vez, capricha no quesito tecnologia, sendo equipada com faróis matriciais em LED, piloto automático adaptativo com função para uso em congestionamentos, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, assistentes de permanência em faixa e de estacionamento, farol alto automático, monitoramento de pontos cegos, 7 airbags, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, entre outros itens.
Ford Ranger Raptor ou Ram Classic?
Em resumo, creio que, se o orçamento permitir arcar com a diferença de R$ 83.450 que separa as duas picapes, a Ford Ranger Raptor é uma escolha mais interessante.
Mesmo que você não faça uso de toda vocação off-road do modelo, a Ranger Raptor conta com conjunto propulsor mais eficiente e oferece nível de performance superior na comparação com a Ram Classic.
Além disso, o modelo da Ford tem concepção mais moderna e nível de itens de série e conteúdo de tecnologia superiores, o que lhe garante mais segurança e tranquilidade no uso cotidiano.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok