Venda de carros eletrificados acelera antes da volta do imposto de importação
Volvo, por exemplo, estima aumento médio de 7,7% nos preços de sua gama de carros eletrificados no Brasil
César Tizo - dezembro 16, 2023
Como noticiamos, a partir de janeiro de 2024 o Governo Federal voltará a cobrar o imposto de importação de veículos eletrificados (híbridos, híbridos plug-in e 100% elétricos).
A decisão, divulgada no mês passado, está provocando uma corrida dos consumidores interessados nesses modelos antes dos reajustes de preço.
“A taxação dos carros elétricos e híbridos importados somada à continuidade das promoções da Black Friday, está levando consumidores a fecharem a compra antes que a isenção acabe”, detalha Eduardo Vale, gerente geral comercial da Osten Motors.
A empresa, que entre outras marcas também comercializa modelos da BYD, reforça que alguns benefícios concedidos pela fabricante chinesa, tais como o seguro do automóvel cortesia, a taxa de financiamento zero e a manutenção gratuita do automóvel por cinco anos têm impulsionado a demanda.
No caso da Osten Motors, as vendas de elétricos e híbridos já se aproximam de 7% de participação da receita da companhia e a meta é ampliar a representatividade no próximo ano.
A empresa deve fechar 2023 com 3.500 veículos emplacados, incluindo modelos a combustão, e a projeção é crescer mais de 50% nas vendas em 2024, reflexo também do aumento do interesse dos brasileiros por automóveis eletrificados.
Sobre a volta do imposto de importação, a Volvo Car Brasil anunciou nesta semana que prevê um aumento médio de 7,7% no preço dos seus carros no país.
A BYD, por sua vez, ainda se pronunciou sobre a precificação de seus automóveis a partir do mês que vem, enquanto a conterrânea GWM garantiu que seus preços “vão continuar competitivos” mesmo com a volta do imposto de importação.
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