Vale a pena trocar um Virtus 1.6 manual por um C4 Cactus turbo?
Leitor está em dúvida se a migração do Volkswagen para o Citroën é vantajosa e deseja nossa análise
César Tizo - dezembro 28, 2023
Tenho vontade de sair do meu VW Virtus MSI manual (que é muito bom) e adquirir um Citroën C4 Cactus THP, será que vale a pena? – pergunta enviada por Marcos via YouTube
Marcos, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
É fato que o Citroën C4 Cactus em suas versões com a motorização 1.6 THP vão lhe conferir nível de desempenho superior em relação ao seu atual VW Virtus com o propulsor 1.6 aspirado sob o capô, entretanto a migração do sedã para o SUV compacto requer a ponderação de alguns aspectos relevantes.
Em primeiro lugar, como você bem sabe, a cabine do Virtus oferece espaço interno invejável, com destaque para a ótima área livre para as pernas dos ocupantes do banco traseiro.
Temos também no sedã da Volkswagen um excelente porta-malas com capacidade para 521 litros de bagagens, o que certamente atende boa parte das famílias.
Volkswagen Virtus MSI
Apesar do entre-eixos de 2,60 m, o Citroën C4 Cactus não se equipada em termos de conforto interno se comparado ao VW Virtus.
Outro ponto é que o porta-malas do Citroën tem capacidade para 320 litros de bagagens, portanto é consideravelmente menor em relação ao do VW.
O que posso lhe dizer, Marcos, é que se você está satisfeito com seu Volkswagen Virtus atual, creio que a troca do modelo pelo Citroën C4 Cactus poderá não ser muito vantajosa por conta dos aspectos que você terá de abrir mão (espaço interno e porta-malas), os quais, creio eu, são importantes para você.
Se você aceita uma sugestão, caso queira partir para o segmento de SUVs compactos, talvez um modelo que cause um impacto menor a você seria o Volkswagen T-Cross.
O produto compartilha a mesma plataforma com o Virtus e a ênfase no bom aproveitamento do espaço interno, apesar do porta-malas (373 litros) menor em relação ao sedã.
Caso queira um automóvel com nível de performance superior e câmbio automático, o VW T-Cross Highline pode ser uma pedida interessante. Recomendo apenas, contudo, aguardar pelo facelift que o SUV vai estrear ao longo de 2024.