City, Creta Action, Nivus ou Tracker: qual melhor custo/benefício na compra PcD?
Leitor coloca o sedã compacto em meio a SUVs e crossovers e deseja saber qual veículo entrega mais pelo dinheiro gasto; confira análise
César Tizo - janeiro 11, 2024
Estou pensando em fazer troca do meu carro PcD estou em dúvida em 4 carros, no caso o Nivus da Volkswagen, City da Honda, o Tracker da GM, e o Creta Action da Hyundai gostaria de uma ajuda dessas marcas a qual teria melhor custo/benefício no teto do governo até 120.000 – pergunta enviada por Luis
Luis obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Como você deseja saber qual é o melhor custo/benefício entre os quatro modelos apontados em sua dúvida, vou utilizar esse atributo como o ponto primordial na análise.
Nesse contexto, temos hoje em dia o Chevrolet Tracker podendo ser adquirido pelo público PcD por R$ 106.000, enquanto o Honda City é tabelado em R$ 114.500 com a isenção de IPI na versão EX, o Hyundai Creta Action custa R$ 98.823 e o Volkswagen Nivus Sense é oferecido por R$ 100.700 na compra com isenção.
Logo de cara, portanto, podemos excluir o Honda City EX por conta do valor mais elevado e o pouco interesse da marca em comercializar o modelo com condições favoráveis ao segmento PcD.
Ficamos, então, entre o Creta Action, o Nivus Sense e o Tracker na versão 1.0 turbo automática.
Apesar do menor preço do Hyundai, creio que você encontra opções mais equilibradas para efetuar a compra com isenção.
Dúvida envolvendo modelos para PcD até R$ 120.000
Além de abrir mão de uma mecânica mais eficiente e sofisticada (o Creta Action conta com motor 1.6 16V flex aspirado), o Hyundai deve em equipamentos, não oferecendo, por exemplo, central multimídia. O SUV também não vai além do airbag duplo frontal obrigatório por lei.
Com isso, passamos a disputa para o Chevrolet Tracker de entrada e o Volkswagen Nivus Sense.
Entre eles, o Chevrolet Tracker é a escolha mais sensata por algumas razões.
Em primeiro lugar, como abordei em outra resposta, o Chevrolet Tracker “nasceu” como um SUV compacto propriamente dito, portanto oferece cabine mais espaçosa e confortável em relação ao VW Nivus, em especial ao analisarmos o espaço para os passageiros na segunda fileira de assentos.
É fato que o Nivus conta com maior porta-malas (415 litros) por conta de sua silhueta cupê, porém o compartimento do Tracker (393 litros) não deixa a desejar.
Sob o prisma do custo/benefício, o Tracker também sai favorecido por oferecer alguns itens ausentes no Nivus Sense, entre eles a central multimídia.
Encontramos ainda no Chevrolet itens como 6 airbags (também presentes no Nivus), controles de tração e estabilidade, sistema de chave presencial, acendimento automático dos faróis, câmera de ré, trio elétrico, regulador e limitador de velocidade e os exclusivos serviços de telemática OnStar e Wi-Fi nativo (ambos exigem o pagamento de planos específicos), entre outros.
O motor 1.0 turbo presente no Nivus Sense tem como diferencial a presença da injeção direta, o que favorece sua potência máxima (128 cv) assim como resulta em ganhos no torque.
O Chevrolet Tracker também é equipado com propulsor 1.0 sobrealimentado (116 cv) e, mesmo com a injeção indireta multiponto, seu nível de desempenho é condizente com sua proposta, assim como o nível de consumo dos dois modelos é parelho.
Em resumo, como foi possível constatar, o Chevrolet Tracker 1.0 Turbo AT desponta hoje em dia, ao lado do Jeep Renegade, como uma compra bem interessante para o público PcD.