Jeep Wagoneer S: novidade diz muito sobre o futuro da marca
SUV elétrico de grande porte tem os primeiros detalhes antecipados e será lançado nos EUA no segundo semestre
César Tizo - janeiro 31, 2024
A Jeep apresentou nesta semana as primeiras imagens do Wagoneer S, modelo que merece total atenção uma vez que ele antecipa muitas tendências que irão figurar nos futuros SUVs da marca.
Em conjunto com os detalhes iniciais do Wagoneer S, a Jeep fez questão de ressaltar a proposta global do SUV, portanto sua oferta no Brasil em um horizonte de longo prazo é algo plausível. Nos EUA, as vendas do modelo terão início já no segundo semestre deste ano.
Em termos de proposta, o Wagoneer S é um SUV elétrico de grande porte e que também ostenta vocação premium, algo que fica claro desde o design arrojado do produto até refinamentos como o sistema de som McIntosh com 19 alto-falantes.
Eletrificação
A primeira tendência para a marca Jeep que o Wagoneer S deixa claro é a aposta cada vez maior na eletrificação.
Uma grande ferramenta para isso reside na nova família de plataformas STLA, que será usada por todas as marcas da Stellantis e contempla desde automóveis de menor porte com a arquitetura STLA Small até segmentos superiores com a plataforma STLA Large, na qual o Wagoneer S é baseado. Acima delas, a Stellantis também conta com a STLA Frame, no caso a plataforma para picapes e grandes utilitários que utilizam construção de carroceria sobre chassi.
Apesar de comportarem mecânicas puramente térmicas ou híbridas, é fato que a gama STLA surgiu contemplando em primeiro lugar os veículos 100% elétricos.
Aliás, as credenciais da STLA Large impressionam, sendo que a plataforma suporta até o uso de baterias de 118 kWh, permitindo autonomia na faixa de notáveis 800 km dependendo do modelo.
Olhando para outros segmentos, é fato que a próxima geração do Jeep Compass, por exemplo, será construída sobre a plataforma STLA Medium, que vai resultar em uma inédita opção totalmente elétrica para o SUV.
Design
A segunda tendência antecipada pelo Wagoneer S fica para as formas da carroceria.
A presença de traços mais angulosos e afilados, observados também nos conjuntos ópticos dianteiro e traseiro, é algo que certamente vai figurar nos próximos lançamentos da Jeep.
Como observamos no Wagoneer S, de fato a solução estética é capaz de trazer mais sofisticação aos modelos da marca sem deixar de lado a proposta robusta que sempre permeou os produtos da Jeep.
Já olhando para o design interno, ao que tudo indica a Jeep abraçou de vez o uso de várias telas no interior dos seus modelos.
A tendência, portanto, ruma para a aplicação cada vez menor de botões físicos, abrindo espaço para, no máximo, algumas teclas ou seletores rotativos. Como sintetiza a própria Jeep, a ideia é criar um “interior focado na tecnologia“.
Claro que as próximas gerações do Renegade e do Compass podem não oferecer o mesmo nível de refinamento do Wagoneer S, uma vez que o SUV elétrico vai atuar na ponta superior da gama Jeep, contudo o novo modelo de grande porte da marca é um importante balizador do que podemos esperar para os próximos SUVs da fabricante. Vamos acompanhar de perto!
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok