Dúvida do leitor: devo comprar um carro da BYD no momento?
Aproveitando a estreia do Dolphin Mini no Brasil, leitor quer saber se é um bom momento para escolher um carro da BYD
César Tizo - fevereiro 29, 2024
Prezado César, a BYD está prestes a lançar o mini Dolphin onde gostaria de saber se você já teve oportunidade de avaliar o mesmo e também o que você acha do atual cenário de pós venda da BYD, tendo visto algumas matérias bem desfavoráveis em relação a problemas e falta de peças e de uma melhor assistência? – pergunta enviada por Ricardo
Ricardo obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Tive a oportunidade de comparecer ao evento de lançamento do BYD Dolphin Mini realizado na última quarta-feira (28) na capital paulista, onde tive o primeiro contato com o elétrico.
Em linhas gerais, Ricardo, posso dizer que aparentaram para mim como pontos fortes do modelo o design interessante para quem está em busca de um subcompacto voltado ao uso urbano, além da boa sensação de qualidade de montagem e da seleção de materiais para o acabamento interno.
Assim como notamos em outros produtos da marca comercializados no Brasil, a BYD demonstra elevado cuidado com a fabricação de seus carros e também busca trazer um estilo diferenciado e mais envolvente em especial para elementos da cabine, algo observado em soluções como a central multimídia com tela rotativa, recurso presente no Dolphin Mini.
Apesar do frenesi causado na internet por “apostas” de que o preço do subcompacto elétrico poderia ficar abaixo de R$ 100 mil, a quantia pedida pela BYD não deixa de ser competitiva levando em conta as credenciais técnicas da novidade.
Como é possível constatar no vídeo mais acima, o Dolphin Mini chegou ao mercado com valor entre o praticado atualmente para o Renault Kwid E-Tech e o JAC E-JS1, porém superando com boa margem os dois concorrentes diretos em termos de potência, capacidade da bateria e autonomia. O JAC, inclusive, foi reprovado em segurança quando avaliado pelo Latin NCAP.
Sobre eventuais problemas envolvendo a rede de concessionárias BYD, é necessário ponderarmos que, ao mesmo tempo em relatos desfavoráveis surgem em sites e mídias sociais, ao mesmo tempo também encontramos consumidores muito satisfeitos, inclusive com depoimentos de donos de BYD Dolphin que tiveram a necessidade de trocar peças danificadas em acidentes com seus veículos e foram prontamente atendidos pela marca.
Assim como ocorre com outras fabricantes, é necessário também levarmos em conta as diferenças em termos de atendimento observadas de uma concessionária para outra, algo que, sem dúvida, exige uma escolha prévia do local em que você fará a negociação do automóvel.
De qualquer forma, a BYD já conta com uma estrutura operacional sólida no Brasil, atuando localmente há 11 anos quando começou a operar fábricas de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos e de produção de módulos fotovoltaicos em Campinas (SP).
Além disso, a empresa vai investir R$ 3 bilhões para o desenvolvimento de fábricas na Bahia circundadas por um robusto parque de fornecedores, o que é um fator primordial para assegurar o fornecimento de peças e suprimentos ao mercado.
Até para incrementar seus negócios e a venda dos futuros carros nacionais da empresa, eventuais problemas com a rede de concessionárias (ainda em implantação) deverão ser endereçados pela BYD para manter a competitividade da empresa no Brasil.
Por fim, é interessante salientar que no últimos meses foi observada uma queda nos estoques de peças de reposição, fato que impactou as principais empresas do setor automotivo e deverá ser normalizado em breve na medida em que a fabricação de novos componentes se estabilizar.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok
Muito grato !!!
Fico feliz em ajudar, Ricardo!
OU seja, bla bla bla e não tem peças.