Em quanto tempo um carro começa a dar problema? Quando devo trocá-lo?
Leitor é dono de um automóvel 2013 e deseja saber se já é hora de substituir o veículo
César Tizo - março 13, 2024
Boa noite. Gostaria de sua opinião e dica para me dizer com quanto tempo um carro começa a dar problema de desgastes nas peças. Tenho um HB20 2013 que já troquei os pneus recentemente. Devido ao valor muito alto dos veículos, gostaria de ficar com meu carro mais um ou dois anos mas tenho receio de começar a dar problema. Você acha que devo trocar ou devo ficar mais um tempo com ele? Ele está com 69 mil km apenas pois uso pouco. Se acha que devo trocar agora, me recomenda ir de seminovo ou investir um pouco mais num 0 km? Se puder me dar sua opinião ficarei muito grato – pergunta enviada por André
André obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Em 2018, cheguei a preparar uma reportagem especial sobre o tema do melhor momento para a troca do carro.
Entre os assuntos que procurei levantar estava exatamente a questão da durabilidade de peças e demais componentes dos carros modernos.
Segundo me explicou à época o engenheiro Francisco Satkunas, exceto por itens consumíveis, como óleo, pneus, entre outros, os automóveis recentes tendem a durar por vários anos se bem conservados por meio da execução correta do plano de manutenção preconizado pelo fabricante.
Conceitos antigos, como o da obsolescência programada, foram uma realidade entre o fim da década de 1970 e início dos anos 1980, revelou o conselheiro da SAE Brasil, porém, com a ampliação dos prazos de garantia, as fabricantes precisaram investir em componentes mais robustos.
Dois excelentes exemplos são a Hyundai e a Toyota, que concedem 5 anos de garantia aos seus modelos nacionais 0 km.
Portanto, André, mesmo considerando que seu carro atual já superou 10 anos, certamente se bem conservado ele poderá lhe atender por mais tempo sem problema.
Sobre a questão se você deve realizar ou não a troca do automóvel, creio que é interessante sim migrar para um veículo mais recente por um motivo sensível ao bolso: o aumento nos custos de manutenção.
Via de regra, o gasto mensal com um automóvel tende a gravitar em torno de 2% do valor do carro levando em conta veículos com até 5 anos.
Após esse tempo, o gasto mensal tende a dobrar uma vez que são necessários serviços onerosos, como a substituição de pneus, amortecedores, entre outras peças de desgaste natural que têm preços mais caros.
Levando em conta seu perfil, André, no caso um consumidor que tende a ficar mais tempo com o automóvel, vale considerar a aquisição de um carro 0 km exatamente pelo fato de que ele não vai lhe onerar tanto do ponto de vista do custo de propriedade nos primeiros anos, sendo necessário arcar apenas com as inspeções regulares estabelecidas pela fabricante.
Uma sugestão seria optar por uma marca que concede prazos mais elásticos de garantia total para o veículo, o que pode repercutir em uma dose extra de tranquilidade a você.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok