Citroën Basalt é um SUV-cupê “com as vantagens de um sedã”
Marca francesa revela seu próximo SUV nacional, que será um rival de Fiat Fastback e VW Nivus e mira também em modelos como Hyundai HB20S e Chevrolet Onix Plus
César Tizo - março 27, 2024
Como estava previsto, a Citroën revelou nesta quarta-feira (27) as primeiras imagens do Basalt, seu próximo modelo a ser produzido em Porto Real (RJ) e com lançamento programado para o segundo semestre deste ano.
O modelo que você confere nas imagens ainda é um protótipo denominado Basalt Vision, porém ele já antecipa o visual definitivo da novidade.
Desenvolvido tendo como foco mercados da América do Sul e Índia, o Citroën Basalt completa o programa C-Cubed, portanto é um irmão de plataforma (Smart Car) e projeto do Citroën C3 e do Citroën C3 Aircross, ambos já produzidos na planta fluminense da Stellantis.
Citroën Basalt Vision
De acordo com a marca francesa, o Basalt vai atuar no segmento de SUVs compactos sendo que a silhueta cupê o fará um rival direto para o Fiat Fastback aqui no Brasil bem como o VW Nivus, que está inserido na categoria de crossovers, mas aposta na mesma concepção mais arrojada para a carroceria.
Em seu comunicado internacional apresentando o Basalt, a Citroën pontua que a novidade é um SUV-cupê “com as vantagens de um sedã” em termos do amplo espaço interno e conforto aos ocupantes.
Com isso, fica claro que a Citroën não esconde o desejo de posicionar o Basalt como uma alternativa aos três volumes compactos tradicionais, tais como Hyundai HB20S, Chevrolet Onix Plus, entre outros.
Além da cabine espaçosa, o que poderá ajudar o Citroën Basalt na missão de conquistar clientes de sedãs compactos deverá ser o bom porta-malas, característica que usualmente encontramos em SUVs com inspiração na carroceria cupê. O Fiat Fastback é um bom exemplo ao oferecer compartimento para 516 litros (padrão VDA) de bagagens.
Citroën Basalt Vision
“A maior altura em relação ao solo facilita a entrada e saída de um veículo que oferece bastante espaço tanto para os passageiros nos bancos dianteiros quanto na segunda fileira de assentos“, detalha a Citroën.
Ainda nas palavras da Citroën, o Basalt “tem uma postura confiante e sólida graças à sua elevada distância ao solo, capô alto, dianteira vertical, para-lamas alargados e caixas de rodas protegidas com formas geométricas distintas. O estilo cupê acrescenta fluidez e dinamismo a um modelo que expressa energia e tensão“.
Até o momento a Citroën não forneceu detalhes técnicos sobre a novidade, como as dimensões ou conjunto mecânicos, informações estas que deverão ser anunciadas em uma etapa próxima à estreia definitiva do produto em nossa região.
Entretanto já é possível distinguir pelas imagens algumas particularidades interessantes no Basalt, entre elas a presença do freio a disco nas rodas traseiras e os pneus de perfil baixo com apelo esportivo, deixando claro a proposta mais refinada, por assim dizer, do SUV-cupê em relação ao C3 e ao C3 Aircross.
O nome Basalt é uma referência à rocha vulcânica basalto, “nascida da energia da terra com a promessa de robustez e serenidade é um material resistente e atemporal“, explica a Citroën. “Estes valores são perfeitamente correspondidos por um veículo que irá surpreender o seu proprietário com a sua resistência e confiabilidade“, acrescenta a fabricante.
É provável que, assim como ocorre no Citroën C3 Aircross nacional, o Basalt ofereça sob o capô o motor 1.0 turbo com até 130 cv associado ao câmbio automático CVT. Vamos acompanhar de perto!