Na Europa, Ford pode reviver proposta do EcoSport em novo SUV rival do Duster
Marca norte-americana está alterando seus planos no Velho Continente e prepara modelos interessantes
César Tizo - maio 10, 2024
A queda na demanda por carros puramente elétricos nos mercados desenvolvidos já está motivando diversas fabricantes, que outrora enxergavam nesses veículos o futuro dos seus portfólios, a reverem seus planos.
A Cadillac, por exemplo, tinha nos planos migrar toda sua linha para automóveis elétricos já na próxima década, porém revelou recentemente que seus consumidores não anseiam abandonar a motorização térmica tão cedo.
Agora foi a vez da Ford Europa repensar sua estratégia de longo prazo. Durante fala em evento realizado nesta semana, o principal executivo da divisão de carros de passeio da companhia, Martin Sander, declarou que a empresa seguirá oferecendo automóveis com alguma forma de propulsão térmica após 2030, época na qual a Ford Europa vislumbrava oferecer apenas veículos elétricos na região.
Contudo, voltando ao continente europeu, a empresa pretende retomar a atenção que havia deixado de lado envolvendo automóveis a combustão.
Entre os projetos que podem ganhar vida está a volta da Ford Europa ao nicho de mercado até então ocupado pelo EcoSport.
De acordo com apurações da imprensa especializada europeia, a Ford deverá investir por lá em um SUV inédito com apelo robusto cuja principal missão seria rivalizar diretamente com o Dacia Duster.
Novo Duster europeu: futuro SUV compacto da Ford será um rival para o Dacia
Vale destacar que o representante da marca romena segue com excelente aceitação no Velho Continente em especial por sua receita mesclando custo/benefício agressivo com o estilo mais parrudo.
A previsão é que esse virtual sucessor para o EcoSport talvez até conte com opção 100% elétrica, entretanto suas versões de maior volume serão movidas por propulsores térmicos ou com alguma forma de eletrificação sutil que não encareça o preço final do automóvel.
Um bom candidato a figurar sob o capô da novidade é o propulsor 1.0 EcoBoost, que é aplicado no Ford Puma europeu e traz soluções interessantes para maximizar a eficiência, entre elas a desativação de cilindros e a variação 1.0 EcoBoost Hybrid com tecnologia híbrida-leve.
Certamente esse futuro SUV da Ford Europa merece nossa atenção considerando as características que permeiam seu desenvolvimento, em especial o cuidado com o preço mais acessível.
A novidade será produzida pela Ford na Espanha, o que torna sua eventual exportação ao Brasil menos competitiva do ponto de vista comercial, porém não impossível a depender do posicionamento de mercado que ele poderia adotar por aqui.
De qualquer forma, a previsão é que o SUV inédito seja revelado ao longo de 2025, quando vamos conhecer mais detalhes.