BYD Shark atinge 100 km/h em 5s7 e tem 840 km de autonomia
Aguardada picape média da BYD é revelada no México e chegará ao Brasil no segundo semestre deste ano
César Tizo - maio 14, 2024
Como estava previsto, a BYD revelou nesta terça-feira (14) no México sua aguardada picape média Shark. A novidade está confirmada para o mercado brasileiro, onde vai desembarcar ao longo do segundo semestre deste ano.
Entre suas credenciais técnicas, a BYD Shark aposta no conjunto mecânico híbrido plug-in para se destacar no segmento, atualmente liderado pela Toyota Hilux no Brasil.
Sendo assim, a BYD Shark alia o propulsor 1.5 turbo a gasolina com outros dois motores elétricos, um por eixo, resultando em tração integral para a novidade.
A mecânica sofisticada resulta em 430 cv de potência combinada, além da capacidade da BYD Shark de cumprir a aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos, tempo em linha com o de muitos automóveis esportivos.
“Aproveitando a capacidade do sistema de tração integral inteligente, a BYD Shark pode ajustar a distribuição de torque entre suas rodas dianteiras e traseiras em milissegundos, obtendo o nível de aderência ideal em diferentes tipos de pisos“, detalha a BYD.
A BYD Shark será capaz de oferecer autonomia para 100 km em modo puramente elétrico graças à sua bateria mais robusta, com alcance total combinado de 840 km, de acordo com o padrão NEDC. Os dados segundo as métricas brasileiras ainda não foram informados.
Também levando em conta o padrão NEDC, a BYD Shark foi anunciada no México com consumo médio de 7,5 l/100 km ou 13,3 km/l.
Como já antecipado pela marca, a BYD Shark alcança 5,45 m de comprimento, 1,97 m de largura e 3,26 m de entre-eixos, porte ligeiramente acima de modelos como a Toyota Hilux, porém ainda dentro do segmento de picapes médias.
Wolfgang Egger, diretor de design da BYD, explica que o design do veículo se inspira em tubarões, “mesclando, habilmente, tecnologia futurista com poder bruto“.
“O veículo tem uma luz de LED que atravessa toda a frente, remetendo à boca aberta de um tubarão deixando o veículo com um aspecto de agressividade. As laterais possuem linhas fluídas que refletem o movimento de um tubarão em águas profundas. Na traseira, uma luz inspirada na nadadeira de um tubarão“, detalha a fabricante.
Já no habitáculo, a cabine concebida por Michele Jauch-Paganetti, diretor de design Interior da BYD, tem como destaques o painel de instrumentos LCD de 10,25″ e a central multimídia com display giratório de 12,8″.
A picape conta ainda com suspensão independente nas quatro rodas (tipo Duplo A) e a bateria principal do sistema híbrido integra o chassi de de aço de alta resistência por meio da concepção CTC (Cell-to-Chassis). “A Bateria Blade funciona tanto como unidade de energia quanto parte da estrutura do veículo. Ainda em termos de segurança, um aumento de 22% na rigidez torcional da carroceria melhora significativamente a dirigibilidade e a estabilidade, reforçando a confiabilidade em terrenos off-road“, destaca a BYD.
A picape conta com 835 kg de capacidade de carga ou 1.450 litros de volume disponível no compartimento. A capacidade de reboque é de 2.500 kg.
Entre seus diferenciais no quesito tecnologia, a BYD Shark vai oferecer a funcionalidade VTOL (Vehicle-to-Load), na qual o veículo pode servir como fonte de energia para diversos aparelhos. Também completam a lista de refinamentos do veículo os comandos por voz e o sistema de chave digital NFC, permitindo que os usuários acessem o veículo sem uma chave física, usando apenas um smartphone ou outros dispositivos inteligentes.
A picape também será equipada com head-up display e câmeras 540º, permitindo monitorar não apenas os arredores do veículo, mas também toda a parte inferior da BYD Shark por meio de uma câmera panorâmica, “facilitando a seleção da melhor rota durante a condução off-road“, conclui a fabricante.
No México, a BYD Shark foi apresentada nas versões GL e GS com preços sugeridos de 899.980 e 969.800 pesos mexicanos, respectivamente, portanto um intervalo entre R$ 275 mil e R$ 295 mil, obviamente sem contar os custos de importação e os tributos brasileiros.
Apenas como referência, no mercado mexicano a Toyota Hilux topo de linha custa 851.400 pesos (aproximadamente R$ 260 mil) na configuração DSL ADV já com sistema de propulsão híbrida-leve.
Hoje em dia no Brasil, a Toyota Hilux SRX Plus é tabelada em R$ 334.890, enquanto a opção GR-Sport tem valor sugerido de R$ 372.890. É provável que a BYD Shark transite nesse intervalo de preço. Vamos acompanhar!
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