Stellantis terá elétrico acessível no Brasil graças à parceira chinesa
Criação da Leapmotor International é oficializada e mercados do Brasil e Chile estão nos planos da empresa
César Tizo - maio 14, 2024
A terça-feira (14) começou com um fato relevante divulgado pela Stellantis.
A gigante do setor automotivo concluiu a formação da Leapmotor International B.V., joint venture entre a Stellantis e a chinesa Leapmotor, apontada como uma das três principais startups de veículos elétricos em 2023.
A Stellantis será dona de 51% da Leapmotor International e já apontou Tianshu Xin, ex-executivo da companhia na China, para o cargo de CEO da empresa recém-criada.
Sediada em Amsterdã, na Holanda, a Leapmotor International será a responsável por fornecer automóveis 100% elétricos para a Stellantis tendo como principal atributo o preço acessível, característica que alavancou o sucesso dos chineses nesse segmento, como observamos nos carros da BYD aqui no Brasil.
Com foco nos mercados europeus, a Leapmotor International confirmou a estreia dos modelos T03 e C10 para a região.
Posteriormente a dupla será oferecida na Índia e mercados da Ásia-Pacífico (excluindo a Grande China), além do Oriente Médio, África e América do Sul a partir do quarto trimestre de 2024.
Segundo comunicado da Stellantis, o T03 e o C10 deverão ser oferecidos no Brasil e Chile.
O Leapmotor T03, segundo detalha a fabricante, “é um carro urbano compacto de cinco portas do segmento A [subcompacto] com espaço interno de segmento B [hatch compacto] e proporciona experiência de direção prazerosa, com autonomia de acordo com o ciclo WLTP para 265 km.“
Trata-se, portanto, de um rival para BYD Dolphin Mini, JAC E-JS1 e Renault Kwid E-Tech aqui no Brasil.
Já o Leapmotor C10 é o “primeiro produto global da marca, construído de acordo com padrões globais de design e segurança. O C10 é baseado na arquitetura de tecnologia LEAP3.0 desenvolvida pela própria Leapmotor, apresentando tecnologia elétrica inteligente líder do setor, como uma central eletrônica integrada e arquitetura elétrica, tecnologia Cell-to-Chassis (CTC) e cockpit inteligente. É um veículo do segmento D [grande porte] bem equipado e centrado na família, com a melhor experiência de mobilidade e condução do segmento premium, com autonomia WLTP para 420 km“, detalha a companhia.
A Leapmotor foi estabelecida em 2015 por Zhu Jiangming na província de Zhejiang.
A startup chinesa logo ganhou destaque por desenvolver e fabricar de forma independente os principais componentes de seus veículos, incluindo o conjunto mecânico e sistemas eletrônicos, cobrindo atualmente 60% dos custos envolvidos nos projetos.
A empresa também se destacou por sucessivas inovações, como o primeiro sistema de gerenciamento “8-em-1” para automóveis elétricos e a primeira tecnologia de “Célula-para-Chassi” produzida em massa.
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