Interesse por veículos elétricos cai nos EUA e híbridos ganham espaço
Pesquisa da American Automobile Association revela queda no interesse por elétricos e ascensão da demanda por híbridos; cenário pode refletir tendências no Brasil
César Tizo - junho 11, 2024
O mais recente levantamento anual da American Automobile Association (AAA) sobre veículos elétricos (EVs, na sigla em inglês) revelou uma queda no interesse dos consumidores americanos em adquirir esses veículos. Apenas 18% dos adultos nos EUA disseram estar “muito propensos” ou “propensos” a comprar um EV novo ou usado, uma diminuição em relação aos 23% do ano passado. Além disso, 63% afirmaram ser “improvável ou muito improvável” que seu próximo carro seja um elétrico.
“Os ‘early adopters’ que queriam um carro elétrico já possuem um“, analisa Greg Brannon, diretor de pesquisa automotiva da AAA. “O grupo restante que ainda não considera a migração para um EV considera a praticidade, custo, conveniência e experiência de propriedade como obstáculos significativos.”
As principais hesitações sobre comprar um carro elétrico continuam sendo o custo, a falta de opções convenientes de carregamento e a ansiedade em relação à autonomia. Três em cada dez entrevistados também mencionaram a impossibilidade de instalar uma estação de recarga na residência.
Pesquisa da AAA aponta para menor interesse por elétricos nos EUA
Enquanto isso, modelos híbridos estão ganhando o interesse dos consumidores quando o assunto é comprar um veículo eletrificado. A pesquisa da AAA também mostrou que um em cada três adultos nos EUA (31%) afirmou estar “muito propenso” ou “propenso” a comprar um híbrido.
A metodologia da pesquisa envolveu entrevistas com 1.152 adultos americanos, com um nível de confiança de 95% e margem de erro de +/- 4%.
“Decidir dar o salto para um veículo totalmente elétrico pode ser algo assustador para muitos consumidores, e uma opção híbrida pode ser a maneira de superar essa barreira“, acrescenta Brannon. “A demanda dos consumidores ditará o futuro, e minha previsão é que teremos uma mistura de EVs, híbridos e veículos de combustão interna nas concessionárias e estradas dos EUA por muitas décadas.”
Para norte-americanos, híbridos oferecem mais pontos favoráveis na hora de optar por um carro eletrificado
Paralelo com o Mercado Brasileiro
No Brasil, a situação não é muito diferente. Os desafios para a adoção massiva de carros elétricos também incluem o alto custo dos veículos, a limitada infraestrutura de carregamento e a preocupação com a autonomia. O mercado brasileiro tem visto um crescimento nas vendas de veículos híbridos, que oferecem uma solução intermediária para os consumidores que desejam experimentar a eletrificação sem abrir mão da conveniência dos motores a combustão.
Assim como nos EUA, os veículos híbridos podem se tornar uma escolha popular no Brasil à medida que os consumidores buscam alternativas mais econômicas e ecológicas sem os desafios associados aos EVs puros. A adaptação gradual para tecnologias híbridas pode preparar o terreno para uma futura transição mais ampla para veículos totalmente elétricos.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok