Ford “perdia bilhões” com sedãs nos EUA, revela CEO
Jim Farley justifica decisão de encerrar produção de sedãs e as razões para o atual foco em modelos mais lucrativos como SUVs e picapes
César Tizo - junho 16, 2024
A decisão da Ford de descontinuar a produção de sedãs nos Estados Unidos, anunciada há alguns anos, foi recebida com surpresa e críticas generalizadas. No entanto, dados recentes de vendas mostram que a escolha pode ter sido acertada, considerando a preferência crescente dos americanos por crossovers, SUVs e picapes, modelos que, inclusive, são mais lucrativos para as fabricantes.
Em paralelo a isso, o CEO da companhia, Jim Farley, apresentou uma informação surpreendente sobre esse tema: a fabricante enfrentava perdas bilionárias com seus sedãs no mercado americano.
“A razão [para a descontinuação dos sedãs] é muito simples – perdíamos bilhões com eles, e não estamos em posição de continuar perdendo bilhões com veículos”, explicou Farley durante podcast com Matt Farah, do The Smoking Tire.
Ford Fusion: sedã fez sucesso no Brasil no segmento médio-grande
“Como líder empresarial, não acredito que a empresa deva alocar capital em veículos que sei que vamos perder dinheiro. Por isso, decidimos criar Mavericks, Broncos, além do Bronco Sport e outros modelos como o (Mustang) GTD que geram lucro. Raptors, Tremors, vans Transit, veículos elétricos que gerarão lucro ao longo do tempo. Isso é o que fazemos na Ford. Foi uma decisão estratégica sair do mercado de ‘commodities’ e focar em veículos nos quais somos especialistas”, detalhou o CEO da Ford.
A Ford continua firme na justificativa de que encerrou a produção de sedãs devido à queda nas vendas, uma lógica que faz sentido do ponto de vista empresarial, dado que a empresa possui recursos limitados para investir em seus produtos. Como disse o executivo Kumar Galhotra, colega de Farley na companhia, em uma entrevista de 2020, “queremos investir em um segmento em declínio ou em um segmento em crescimento?”.
Ford Fusion 2020
Embora Farley não tenha especificado se a “perda bilionária” estava se referindo a um modelo específico ou à linha de sedãs da marca como um todo – que incluía Fiesta Sedan, Focus Sedan, Fusion e Taurus –, ele recentemente descartou a possibilidade de a Ford trazer de volta os sedãs ao mercado americano. No entanto, admitiu que uma versão quatro portas do Ford Mustang pode ser uma possibilidade futura.
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