Pesquisa global revela que um terço dos consumidores não compraria carro sem Apple CarPlay e Android Auto
Preferências dos consumidores colocam pressão sobre fabricantes para manter integração com smartphones
César Tizo - junho 19, 2024
Um ano atrás, a General Motors anunciou que eliminaria a conectividade via Apple CarPlay e Android Auto em seus futuros modelos elétricos (EV), optando por desenvolver seu próprio sistema de infoentretenimento em parceria com o Google. Essa decisão surpreendeu muitos e levou o CEO da Ford, Jim Farley, a garantir que a marca não seguiria o mesmo caminho, mesmo tendo lançado seu próprio software baseado no Google. Agora, uma pesquisa recente sugere que a Ford fez a escolha certa.
A última versão da pesquisa Mobility Consumer Pulse, conduzida pela McKinsey & Co., revelou que, entre 30.000 consumidores em 15 países, 30% dos compradores de veículos elétricos e 35% dos proprietários de veículos com motor a combustão interna não comprariam um carro que não fosse compatível com espelhamento de smartphones por meio do Apple CarPlay ou do Android Auto.
Com cerca de 90% dos veículos novos oferecendo conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, fabricantes como a GM enfrentam um grande desafio ao tentar convencer os consumidores de que uma interface nativa é superior. De fato, o mesmo estudo descobriu que apenas 35% dos compradores estariam dispostos a mudar para um sistema nativo, enquanto 52% afirmaram que usariam apenas seu smartphone. Nos Estados Unidos, esses números foram de 28% e 60%, respectivamente. Além disso, 10% dos clientes globais e 14% dos norte-americanos disseram que mudariam para outra marca se perdessem a integração com smartphones.
Apesar disso, a GM permanece firme em sua decisão, com o vice-presidente de software, Scott Miller, afirmando que os clientes buscam uma alternativa melhor e que a montadora acredita que as pessoas podem ser convencidas a abandonar o Apple CarPlay e o Android Auto se forem apresentadas a uma experiência superior. Enquanto isso, outra pesquisa recente constatou que a maioria das pessoas prefere o CarPlay ou o Android Auto em vez dos sistemas das próprias montadoras, e a Ford continua a expandir sua compatibilidade nesse sentido, especialmente com a Apple.
De maneira indireta, a pesquisa também deixa claro que veículos com sistemas de espelhamento da Apple ou do Google tendem a ser mais valorizados inclusive entre os carros usados, favorecendo a liquidez dessas unidades. Uma dica interessante para quem está considerando a aquisição de um automóvel em breve.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok