Além do novo Kicks, Nissan terá novidades em categorias estratégicas no Brasil
Investimento de quase R$ 3 bilhões da empresa no Brasil vai viabilizar mais dois novos modelos além do Kicks renovado
César Tizo - junho 28, 2024
A Nissan está se preparando para um salto significativo no mercado brasileiro, com planos ambiciosos para o médio prazo. Até dezembro deste ano, a montadora japonesa pretende fortalecer sua cadeia de fornecedores e sua rede de concessionários, visando lançar três novos modelos no país.
Em 2025, a nova geração do utilitário esportivo compacto Kicks, produzido na fábrica de Resende (RJ), será lançada e vai conviver com o modelo atual. A Nissan também tem nos planos um SUV inédito a ser posicionado acima do novo Kicks bem como investirá em uma picape intermediária, cujo desenvolvimento será compartilhado com a Renault. As informações foram apresentadas por Guy Rodríguez, presidente da Nissan América Latina, em coletiva de imprensa realizada nesta semana.
A nova picape, ao que tudo indica, terá proposta semelhante à da Fiat Toro. Já o segundo SUV a ser fabricado em Resende pode inserir a Nissan no segmento de SUVs intermediários, no qual atualmente o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross se destacam.
O crescimento da Nissan envolve um investimento de R$ 2,8 bilhões no Brasil e a contratação de até 600 novos funcionários. A fábrica de Resende já está 80% a 90% preparada para produzir a nova geração do Kicks, que contará com um novo motor turbo a ser fabricado na unidade. Um protótipo do novo Kicks, inclsuive, já foi montado na planta fluminense.
Com a futura linha de produtos, incluindo a versão atual do Kicks, os sedãs Versa e Sentra, e a picape Frontier, a Nissan pretende aumentar sua participação no mercado nacional para 6%, o dobro da fatia que detinha em 2023.
Embora a Nissan esteja claramente focada em ampliar sua participação de mercado, a eletrificação ainda é uma área de incerteza para a empresa no Brasil. Ao contrário de outras montadoras que estão investindo em motores híbridos flex, a Nissan tem mostrado menos entusiasmo com essa tendência.
Vale lembrar que a empresa já tem uma solução pronta no exterior, no caso a tecnologia e-Power, que opera como um híbrido em série, ou seja, apenas os motores elétricos tracionam o veículo enquanto o propulsor térmico atua como um gerador para efetuar a recarga da bateria principal do sistema.
Rodríguez mencionou que o E-Power tem tido sucesso no México, representando 15% das vendas da marca naquele país, e que poderia ter potencial no Brasil. No entanto, por enquanto, a prioridade da Nissan é consolidar seu crescimento com os modelos já previstos e fortalecer sua rede de fornecedores, que passará de 90 para 117 empresas com a chegada dos novos modelos.
Com essas novidades, a Nissan está confiante de que crescerá significativamente nos próximos dez anos. “Vamos ser maiores do que hoje em dez anos, é isso o que podemos garantir”, afirmou Rodríguez, destacando a confiança da montadora em sua estratégia de expansão e inovação no mercado brasileiro.
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