Nova BMW R 12 começa a ser produzida em Manaus (AM); vendas iniciam em setembro
Cruiser tem como apelo o visual clássico e torna-se o produto mais recente a ser montado no pais
César Tizo - junho 28, 2024
A BMW Motorrad deu início nesta sexta-feira (28) à produção da nova R 12 em fábrica de Manaus (AM). O início das vendas, porém, está previsto apenas para setembro deste ano. Evoluindo para uma geração completamente revista, a R 12 atualizada “promete combinar design clássico com a tecnologia de ponta característica da marca alemã“, salienta a empresa.
A nova BMW R 12 apresenta um design mais limpo e clássico, mantendo o motor boxer com arrefecimento misto e deslocamento de 1.170 cm³, já conhecido de outros modelos da BMW Motorrad. Este motor entrega 95 cv a 6.500 rpm e, nas palavras da fabricante, garante desempenho robusto para os entusiastas das duas rodas. O tanque no formato clássico de gota, o assento elegante e o amplo paralama da roda traseira reforçam o estilo Cruiser da motocicleta.
As rodas de 19” e 16” e a posição de pilotagem confortável são outras características de destaque da BMW R 12, que busca combinar a proposta visual clássica com a tecnologia de ponta.
“A produção da BMW R 12 na planta de Manaus já está a todo vapor, e como única fábrica fora da Alemanha a produzir motos BMW de forma exclusiva, nossa equipe tem se dedicado incansavelmente para garantir que cada unidade da BMW R 12 seja produzida com qualidade e excelência, desde o design até a montagem final”, declara Alex Donatti, diretor da fábrica do BMW Group em Manaus.
BMW R 12
Com sete anos de existência, a planta em Manaus acumula mais de 100 mil unidades de motocicletas fabricadas. Fundada em 2016, a planta é responsável por 99% da produção das motos BMW Motorrad que são comercializadas no Brasil. Com uma área de aproximadamente 15 mil metros quadrados e capacidade de produzir até 17 mil motocicletas por ano, a fábrica também se destaca por suas iniciativas de sustentabilidade.
A planta utiliza energia proveniente de fontes renováveis, promovendo a redução na emissão de CO2, e possui a certificação I-REC (International REC Standard). Desde 2018, a energia consumida na fábrica é compensada pela geração no Complexo Eólico de Morrinhos, em Campo Formoso (BA).
Atualmente, a fábrica de Manaus produz os modelos BMW C 400 X, BMW R 1250 GS Adventure, BMW R 1300 GS, BMW S 1000 RR, BMW G 310 GS, BMW G 310 R, BMW F 800 GS, BMW F 900 GS, BMW F 900 GS Adventure, BMW F 900 R e agora a BMW R 12.
Com o início da produção da BMW R 12, a fabricante alemã reforça seu compromisso com o mercado brasileiro, oferecendo motocicletas que combinam tradição, inovação e qualidade. As expectativas para o lançamento em setembro são altas, e a nova R 12 promete ser um sucesso entre os motociclistas brasileiros.
Equipe da BMW Motorrad comemora início da produção da nova R 12 no Brasil