Volvo passa a cobrar por seus eletropostos no Brasil e terá até “taxa de ociosidade”
Marca, contudo, mantém gratuidade para proprietários de seus veículos; cobrança por pontos de recarga já ocorre em outros países
César Tizo - julho 3, 2024
A Volvo Car Brasil inaugura um novo passo da jornada de eletrificação em nosso mercado ao anunciar que, a partir do dia 10 de julho de 2024, começará a cobrar pelo uso de seus eletropostos. A medida, no entanto, mantém a gratuidade para os proprietários de veículos da própria marca. Essa estratégia reflete uma tendência global, com muitos países já adotando a cobrança pela recarga de veículos elétricos.
A empresa foi uma das pioneiras na instalação de carregadores wallbox no Brasil, começando em 2017. Em 2021, a Volvo já havia estabelecido mil pontos de recarga de conveniência em diferentes regiões do país. Em 2022, a empresa iniciou a implementação de infraestrutura de recarga rápida, instalando o primeiro eletroposto em rodovias. Com um investimento de R$ 70 milhões, a Volvo planeja implementar 101 eletropostos rápidos em rodovias brasileiras.
Até agora, foram instalados 52 dos 101 eletropostos prometidos, abrangendo 19 mil quilômetros de estradas e 37 rotas conectadas. Em 2023, 40 mil recargas foram realizadas, consumindo total de 1 milhão de kWh. Esses números destacam a importância da infraestrutura e justificam a nova política de cobrança.
“Ajudamos a pavimentar a eletrificação no Brasil e é gratificante acompanhar a consolidação crescente desse projeto que vai muito além da nossa marca. Este é um novo passo que se torna necessário para seguirmos evoluindo de forma segura e abrangente, além de aprimorarmos o nosso atendimento, monitoramento e cobertura“, analisa Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.
Outros países já implementam a cobrança por recargas de veículos elétricos. Na Europa, por exemplo, a cobrança por kWh é comum, com países como Alemanha e França liderando a implementação dessa prática. Nos Estados Unidos, empresas como Tesla e ChargePoint também cobram pelos serviços de recarga em suas redes de eletropostos.
“Para seguir com o nosso compromisso de oferecer o melhor serviço para os clientes Volvo, agradecemos a eles de forma especial e reforçamos que seguirão tendo acesso ao serviço de recarga de forma gratuita“, complementa Godoy.
O custo para o público geral será de R$ 4,00 por kWh, com uma taxa de conectividade de R$ 2,50. Além disso, haverá uma taxa de ociosidade de R$ 5,00 por minuto, a partir do 16º minuto de ociosidade, em carregadores rápidos em rodovias, incluindo para clientes Volvo.
“Nosso objetivo é oferecer um futuro melhor para a mobilidade elétrica no Brasil. Com a nossa rede de eletropostos Volvo, já conseguimos conectar trajetos de mais de 2 mil quilômetros, como de Foz do Iguaçu (PR) ao litoral norte do Rio de Janeiro. Além de possibilitar rotas pelo litoral do país, também estamos focados no interior dos estados, como a rota do agronegócio em Mato Grosso“, comenta Guilherme Galhardo, responsável pela área de Eletrificação e Diretor de Digital da Volvo Car Brasil.
Confira resumo das novas condições para uso dos eletropostos da Volvo:
Para clientes Volvo: recarga gratuita
Para o público geral: R$ 4,00 por kWh
Taxa de conectividade: R$ 2,50 (cobrança única no início da recarga, exceto para clientes Volvo)
Taxa de ociosidade: R$ 5,00 por minuto (tolerância de 15 minutos, cobrança a partir do 16º minuto, apenas em carregadores rápidos em rodovias, incluindo clientes Volvo)
Data de início da cobrança: 10 de julho de 2024
Para consultar os carregadores conectados que passarão a ter cobrança, os clientes devem acessar o aplicativo Volvo Car Eletropostos e filtrar pelos eletropostos pagos.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok