Para uso off-road extremo: Jeep Gladiator ou Ford Ranger Raptor?
Leitor necessita de um veículo capaz de lidar com situações de baixo atrito em área rural de difícil acesso
César Tizo - julho 7, 2024
Boa tarde, César Tizo. Por favor gostaria de saber: qual a melhor pick-up entre FORD Ranger Raptor e JEEP Gladiator, para estradas não pavimentadas (estrada de terra com muita lama no período do inverno e difícil acesso)? Qual você indicaria comprar se morras-se na zona rural com este tipo de dificuldade? Tenho está dúvida por causa que alguns falam que estás duas pick-up são apropriadas para terrenos com uma certo nível de dificuldade. Muito obrigado!!!! – pergunta enviada por Rodolfo
Rodolfo, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Em primeiro lugar, gostaria de elogiar sua seleção de veículos. Você está em dúvida entre duas picapes notáveis em termos de performance off-road. Aliás, é até injusto dizer que uma se sobressai à outra levando em conta apenas este atributo específico.
Do ponto de vista estrutural, tanto a Ranger Raptor quanto a Jeep Gladiator contam com carroceria sobre chassi de longarinas, além de robustos sistemas de tração 4×4 com reduzida e suspensão por eixo rígido, características que garantem a valentia necessária para que essas picapes vençam os trechos mais desafiadores no uso off-road extremo, garantindo ainda robustez e durabilidade.
Contudo, ao expandirmos nossa análise para os conjuntos dos dois modelos como um todo, a Ford Ranger Raptor oferece um pacote mais interessante.
No quesito propulsão, a Ranger Raptor se sobressai por conta do seu motor 3.0 V6 biturbo a gasolina, que alcança 397 cv e 59,4 kgfm e trabalha em conjunto com o câmbio automático de 10 marchas. Sem fazer feio perante muitos esportivos, a Ranger Raptor ainda é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos, garantindo desempenho rodoviário mais do que suficiente.
Vale salientar ainda, no caso da Ranger Raptor, a presença dos amortecedores adaptativos Fox, diferenciais dianteiro e traseiro blocantes, capacidade de imersão de 850 mm e o sistema de tração 4WD mais avançado, que pode operar tanto sob demanda quanto de maneira selecionável, como um 4×4 convencional, de acordo com a preferência do condutor.
A Jeep Gladiator, por sua vez, traz sob o capô um motor mais comedido, no caso o 3.6 V6 com 284 cv e 35,3 kgfm de torque, trabalhando com o câmbio automático de 8 marchas.
No caso da Gladiator, entre seus destaques técnicos figuram os eixos Dana 44 dianteiro e traseiro forjados, mecanismo Tru-Lok de bloqueio dos diferenciais e placas de aço instaladas na parte inferior da picape para garantir a proteção dos componentes mecânicos.
Jeep Gladiator
Custo/benefício
Mesmo oferecendo um conjunto técnico mais refinado, a Ford Ranger Raptor consegue ser superior no quesito custo/benefício.
Atualmente, a Ford comercializa a picape com preço sugerido de R$ 469.700, portanto um negócio muito mais interessante do que a Jeep Gladiator (R$ 499.990).
Vale salientar ainda que a Ranger Raptor é equipada com os principais assistentes de condução disponíveis no mercado, tais como o assistente de estacionamento, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, monitoramento de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado traseiro, assistente de permanência em faixa, entre outros. Alguns desses recursos também estão presentes na Gladiator.
Em resumo, de acordo com o que constatamos até aqui, a Ford Ranger Raptor hoje em dia não só se sobressai como um veículo de caráter único no mercado, mesclando esportividade de sobra com aptidão para o off-road extremo, como ainda se mostra uma aquisição competente do ponto de vista do custo/benefício. Um produto, sem dúvida, singular.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok