Nissan Versa sairá de linha? Confira o que a marca tem a dizer
Entramos em contato com a fabricante japonesa para esclarecer pontos sobre reportagem recente divulgada nos EUA
César Tizo - julho 17, 2024
Uma reportagem publicada na semana passada pelo Automotive News, uma das principais fontes de informação sobre o setor automotivo no mundo, nos chamou a atenção aqui no Brasil por envolver um dos modelos de maior sucesso comercial da Nissan por aqui.
Segundo a divisão norte-americana do periódico, a fabricante japonesa deverá encerrar a fabricação do Versa no ano/modelo 2025, marcando o fim da trajetória do sedã compacto. A apuração também foi corroborada pela consultoria AutoForecast Solutions, que aponta que a fabricação do Versa será encerrada em abril do ano que vem.
Apesar de figurar como um dos carros mais baratos nos EUA, a procura pelo Versa no país sofreu um grande baque nos últimos anos. De acordo com os dados presentes na reportagem do Automotive News, o Versa saiu de um volume de 100.000 a 150.000 unidades comercializadas para somente 13.399 emplacamentos em 2022 e outras 24.807 unidades negociadas em 2024, sinalizando um claro declínio da aceitação do público pelo modelo.
Além do Versa, a equipe do Automotive News apurou com algumas fontes que a Nissan está “indecisa sobre investir em uma próxima geração” do sedã grande Altima, que, apesar de ainda preservar uma boa procura nos EUA, está longe de registrar o mesmo volume de vendas da década passada, quando superava 300.000 emplacamentos ao ano.
Caso tudo isso se concretize, a linha de sedãs da Nissan preservaria apenas o Sentra, que ainda segue com boa aceitação nos EUA e também é importado ao Brasil, onde estreou recentemente a linha 2025.
O que nos diz a Nissan?
Como a apuração dos colegas na América do Norte envolve um produto que a Nissan também comercializa no Brasil, o Guru dos Carros procurou a fabricante para obter um posicionamento sobre o tema.
Segundo a empresa prontamente nos respondeu, “os cronogramas relatados sobre o Versa e Altima são especulações. Não fizemos nenhum anúncio desse tipo e esses veículos continuam sendo partes importantes de nossa linha“.
Ainda de acordo com o posicionamento da empresa enviado ao site, “o Nissan Versa é um produto de sucesso em diversos mercados, inclusive no Brasil, e seguirá sendo oferecido“.
“Continuamos a investir em sedãs para oferecer carros de ótimo design, equipados com tecnologias centradas no cliente. Os sedãs continuam a ser uma parte importante da estratégia de produtos da nossa empresa, proporcionando vantagens em vários atributos, incluindo o custo de propriedade“, acrescenta a Nissan.
Por fim, a fabricante salienta que seu novo plano de negócios, chamado The Arc, “centra-se na entrega de valor aos nossos clientes através de um portfólio equilibrado de produtos, dando passos contínuos na transição para motorizações eletrificadas e tendo a agilidade para tirar partido das oportunidades de mercado em resposta à procura dos clientes“. Sobre esse tema, é esperado que a Nissan invista em um sedã com propulsão elétrica no longo prazo.
Portanto, nos resta acompanhar de perto os próximos passos da marca japonesa envolvendo seu portfólio de sedãs na região. Assim que novas informações surgirem, voltaremos a reportar aqui no Guru dos Carros. Acompanhe!
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok