Chevrolet Blazer EV tem autonomia para 481 km no Brasil; conheça o SUV elétrico
Primeiro SUV elétrico da GM no país chega com bateria de 102 kWh e vai oferecer recarga otimizada
César Tizo - julho 18, 2024
Com a publicação da tabela mais recente do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, tornou-se pública a autonomia do próximo lançamento da GM no Brasil. Segundo o material, o Chevrolet Blazer EV, SUV puramente elétrico de apelo esportivo, terá autonomia para 481 km de acordo com os padrões do Inmetro.
O número bastante favorável ao modelo é proporcionado por uma robusta bateria composta por 12 módulos que totalizam 102 kWh de capacidade, detalha a GM. A bateria em questão integra a plataforma Ultium e conta com composição química avançada, proporcionando maior armazenamento de energia, velocidade de recarga superior e maior durabilidade, “resultando em uma experiência de recarga mais rápida e conveniente“, salienta a GM.
As baterias Ultium são produzidas nos Estados Unidos e utilizam métodos produtivos e matérias-primas aprimoradas, permitindo otimizar o custo de produção, detalha a fabricante.
Plínio Cabral, diretor de Engenharia Elétrica da GM América do Sul, ressalta que a plataforma Ultium foi projetada para eletrificar os futuros modelos da empresa, promovendo um grande salto tecnológico em mobilidade sustentável. “Esta nova geração de veículos elétricos da GM conta com um design marcante, performance acima da média, autonomia elevada e pacote de equipamentos generoso. Outro benefício da tecnologia Ultium é a possibilidade de projetar veículos com mais de um motor, diferentes tipos de tração e eficientes sistemas de regeneração de energia“, explica Cabral.
Tecnologia
Além da autonomia e eficiência, o Blazer EV vai se destacar pelo conteúdo de tecnologia, antecipa a GM. A plataforma Ultium integra conectividade de dados de alta velocidade e atualizações over-the-air, permitindo uma experiência de conexão aprimorada com atualizações remotas de software e personalização de modos de direção e recursos de segurança avançados.
Outro ponto forte da tecnologia Ultium é a sustentabilidade. As baterias podem ser recicladas, utilizando materiais e técnicas de construção que permitem maximizar o reaproveitamento de seus componentes e metais nobres, otimizando o ciclo de vida e reduzindo o impacto ambiental.
Recarga
O Chevrolet Blazer EV oferece uma velocidade de recarga de até 22 kW em corrente alternada e 190 kW em corrente contínua, sendo 3,5 vezes mais rápida quando comparada a veículos elétricos de gerações anteriores, fato que permite uma recarga acelerada do automóvel.
Nos EUA, o Blazer EV com bateria de 102 kWh é oferecido na versão RS com tração traseira (RWD). Nessa configuração, o SUV elétrico dispõe de 344 cv (340 hp) e 44,8 kgfm (440 Nm) de torque. O modelo conta com suspensão independente nas quatro rodas e mede 4,88 m de comprimento, 1,98 m de largura, 1,65 m de altura e 3,09 m de entre-eixos, o que sugere uma cabine ampla e confortável para 5 ocupantes. Também nos EUA, o Blazer EV RS RWD é equipado com rodas aro 21″.
Próximo lançamento
Além do Blazer EV, a GM tem confirmado para o Brasil o Chevrolet Equinox EV, que deverá ser posicionado em uma faixa de preço mais acessível em relação ao Blazer EV. Também previsto para chegar ao mercado neste semestre, o Equinox EV é outro modelo que foi projetado sobre a plataforma Ultium.
Sem concorrentes diretos no Brasil entre as marcas generalistas, podemos apontar o BYD Tan como o rival mais próximo do Chevrolet Blazer EV hoje em dia em nosso mercado. O SUV elétrico chinês estreou sua linha 2024 com preço sugerido de R$ 536.800, talvez um bom indício da faixa de mercado onde o Blazer EV vai atuar.
Entre as marcas premium, por sua vez, um bom oponente para o Blazer EV será o Volvo C40, que custa R$ 418.950 em seu catálogo Ultimate com dois motores elétricos, portanto tração integral, e 413 cv (408 hp) de potência máxima. Grande destaque do Volvo fica para seu generoso torque de 68,3 kgfm. A bateria de 78 kWh confere autonomia de 385 km (padrão brasileiro) ao SUV da marca sueca.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok