Chevrolet Blazer EV estreia no Brasil com tração traseira, 347 cv e 481 km de autonomia
Elétrico inaugura no país a plataforma Ultium, a mais moderna da marca para este tipo de propulsão; confira mais detalhes
César Tizo - agosto 1, 2024
A Chevrolet lançou nesta quinta-feira (1º) o Blazer EV no mercado brasileiro, alcançando a quarta de seis estreias que a marca tem confirmadas para 2024 no país. A próxima novidade, inclusive, será outro SUV elétrico, no caso o Equinox EV. No caso do Blazer EV, o produto será comercializado com uma proposta premium no Brasil, antecipa a Chevrolet ainda sem entrar em detalhes comerciais.
Alto desempenho
O Blazer EV selecionado para o Brasil estreia na configuração RS com tração traseira e 347 cv. Nos EUA, Blazer EV RS também dispõe de uma configuração mais potente com tração integral e dois motores elétricos, entretanto apenas o catálogo com tração traseira é equipado com a bateria de 102 kWh, a qual permitirá ao SUV alcançar uma boa autonomia de 481 km no padrão brasileiro.
Veloz, o Blazer EV RS é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos, de acordo com os dados da fabricante no Brasil, enquanto seu processo de recarga da bateria chega 3,5 vezes mais rápida em relação a alguns elétricos tradicionais, salienta a GM.
Compõem o visual arrojado do Blazer EV as rodas de liga leve aro 21″ com apliques com aplique exclusivos, além de ignição automática, ajuste de resposta do volante e pedais e comandos por voz. Entre os sistemas de assistência, estão o alerta de ponto cego para bicicletas e o alerta de acidente em cruzamentos.
Conectividade
O Blazer EV conta com um painel digital configurável composto por duas telas: uma de 11″ e outra de 17,7″. Assim como em modelos da marca Volvo, por exemplo, o elétrico da Chevrolet tem sua central multimídia baseada no sistema Google built-in, o qual inclui o assistente de voz próprio (Google Assistant), além do Google Maps e Google Play operando de forma nativa. Além disso, o Blazer EV se conecta a casas inteligentes e oferece diversas funcionalidades exclusivas, como o pré-condicionamento da bateria e do ar-condicionado.
Condução
O Blazer EV oferece três modos de condução pré-definidos (Normal, Esportivo e Neve) e um modo customizável. O sistema One Pedal, que otimiza a regeneração de energia, permite praticamente conduzir sem usar o pedal do freio. O controle de cruzeiro adaptativo e o alerta de colisão com frenagem autônoma frontal e traseira são outros recursos de segurança destacados.
Chevrolet Blazer EV RS
Porte
Com um porte nada compacto, o Blazer EV alcança 4,88 metros de comprimento, 1,98 metros de largura e tem peso em ordem de marcha de 2.495 kg. Nesse ponto, os 44,8 kgfm de torque máximo instantâneo, característica que é inerente aos motores elétricos, fazem uma grande diferença para conferir ao SUV as respostas rápidas ao volante. O SUV tem porta-malas para 436 litros de bagagens, além de suspensão independente do tipo multibraço (dianteira e traseira) e freio a disco ventilado nas quatro rodas.
Tecnologia Ultium
Ponto interessante no caso do Blazer EV é que seu projeto foi totalmente desenvolvido sobre a plataforma Ultium, a mais sofisticada dentro do leque de opções da GM para automóveis com propulsão elétrica. Equipado com baterias de alta capacidade, segundo a Chevrolet o modelo suporta recargas de até 22 kW em fontes de corrente alternada e de até 190 kW em eletropostos mais robustos. Segundo a fabricante, com a fonte de maior capacidade é possível repor até 80% da bateria em aproximadamente 40 minutos.
Chevrolet Blazer EV RS
Blindagem e pré-venda
O Blazer EV, informa a GM, fará parte do programa de blindagem recomendada pela Chevrolet, com nível máximo de proteção balística permitido para uso civil (III-A), mantendo a garantia original do veículo. A bateria do sistema motriz é coberta por 8 anos ou 160 mil km, o que ocorrer primeiro. A pré-venda do Blazer EV está prevista para agosto, quando será divulgado o preço sugerido.