Mais da metade dos Teslas está sendo trocada por carros a gasolina nos EUA
Estudo revela que a marca – e a própria tecnologia – não estão fidelizando consumidores no principal mercado das Américas
César Tizo - agosto 2, 2024
Em 2024, mais da metade dos Teslas trocados em concessionárias até agora foram substituídos por veículos a gasolina nos EUA. De acordo com dados da Edmunds, entre janeiro e julho de 2024, 51% dos Teslas usados foram trocados por carros a gasolina, enquanto 32% foram trocados por outro veículo elétrico. Considerando também os híbridos, esse número sobe para 57%.
Essa mudança significativa sugere algumas tendências importantes. Em 2019, 71% dos Teslas eram trocados por carros a gasolina, enquanto 18% eram trocados por híbridos e apenas 10% por outro elétrico (EV). Basicamente, há cinco anos, quem trocava seu Tesla estava voltando para um carro que só precisava de gasolina.
Dados de troca de Tesla nos EUA
Ano
Combustão
Elétrico
Híbrido
Híbrido plug-in
2019
71%
10%
18%
0%
2020
76%
9%
14%
2%
2021
72%
13%
8%
7%
2022
66%
21%
7%
6%
2023
55%
29%
8%
8%
2024 (até julho)
51%
32%
10%
6%
Observando a tabela, podemos ver que as trocas por híbridos diminuíram, enquanto as trocas por híbridos plug-in (PHEVs) aumentaram proporcionalmente. No geral, os PHEVs representam uma pequena porcentagem dos carros vendidos. Em maio deste ano, menos de 2% dos carros novos vendidos nos EUA eram híbridos plug-in.
O consenso sugere que os PHEVs são uma forma de transição para consumidores que estão migrando de carros a gasolina para elétricos, incentivando a instalação de carregadores domésticos e uma introdução gradual ao mundo dos EVs. No entanto, os dados mostram que a tendência está na direção oposta. Quem já comprou um automóvel elétrico provavelmente instalou um carregador do tipo wallbox na residência, o que facilita a troca por um modelo híbrido plug-in.
Mas a grande novidade é que cada vez mais pessoas estão optando por trocar seus Teslas por veículos elétricos de fabricantes tradicionais.
Isso faz muito sentido: há cinco anos, as marcas generalistas não tinham veículos que pudessem competir com os Teslas. E, enquanto os fabricantes tradicionais alcançaram e até superaram a Tesla em termos de oferta, a empresa liderada por Elon Musk tem permanecido estática. A própria Tesla Cybertruck está sendo criticada nos EUA por alguns problemas técnicos apontados por alguns consumidores.
Conclusão
Certamente os dados de mercado da Tesla devem ser observados com atenção nos próximos anos, especialmente à medida que os fabricantes tradicionais adotarem o padrão de carregamento norte-americano (NACS) e ganharem acesso à rede Supercharger, o que é apontado como a última vantagem prática remanescente de um Tesla sobre qualquer outro elétrico. Com isso, segundo especialistas nos EUA, é esperado que os consumidores atuais da Tesla se afastem dos veículos a gasolina e direcionem sua compra para elétricos de fabricantes tradicionais. Vamos acompanhar.
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