Vale a pena aguardar o Nivus GTS ou partir logo para o Pulse Abarth?
Analisamos os prós e contras do esperado VW Nivus GTS em relação ao já disponível Pulse Abarth; saiba mais
César Tizo - agosto 30, 2024
Olá, acompanho e admiro seu trabalho! Estou com algumas dúvidas e espero que você possa me ajudar. Estou indeciso entre o Pulse Abarth e o futuro Nivus GTS. Li em diversas fontes que o Nivus GTS realmente será lançado, mas minha dúvida é se ele trará apenas o motor 1.4 TSI ou se a Volkswagen pretende incluir algumas melhorias, como freio eletrônico e um acabamento interno mais refinado. O Pulse Abarth já me agrada, apesar dos freios traseiros a tambor, mas o fato de ter freio eletrônico com auto hold e um pacote ADAS é um ponto positivo. Enfim, vale a pena aguardar o Nivus GTS ou partir logo para o Abarth? – Pergunta enviada por Flávio
Flávio, muito obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros! Agradeço pela audiência e pela confiança em nosso trabalho!
Sua questão é excelente, Flávio, e, de fato, a futura versão GTS promete ser o grande destaque da linha Volkswagen Nivus 2025.
Realizei, em outubro de 2023, uma apuração que sinalizava a estreia do Nivus GTS para os meses de maio e junho deste ano, o que não ocorreu, sugerindo que o projeto pode ter sofrido alguns atrasos.
Infelizmente, as informações sobre o Nivus GTS ainda são escassas. Alguns comentários sugerem melhorias na cabine e no nível de acabamento, mas é cedo para dizer se o freio de estacionamento elétrico figura entre os itens que a marca alemã pode contemplar em sua atualização do crossover.
É praticamente certo que a Volkswagen está se preparando para nacionalizar o motor 1.5 TSI evo2 na fábrica de São Carlos, no interior de São Paulo. Esse motor substituirá o atual 1.4 TSI, oferecendo ganhos em eficiência e já preparado para eletrificação.
Há rumores de que o Nivus GTS poderá estrear com o motor 1.5 TSI evo2 sob o capô, o que seria significativo para marcar a apresentação da opção esportiva.
Paralelamente, é provável que a Volkswagen dedique uma atenção especial ao comportamento dinâmico do Nivus GTS, assim como a engenharia da Stellantis fez com o desenvolvimento do Pulse Abarth.
O crossover da Fiat provavelmente seguirá com o motor mais potente nessa disputa, já que seu 1.3 GSE alcança 185 cv e 27,5 kgfm de torque, enquanto o 1.5 TSI evo2 da Volkswagen busca um equilíbrio maior entre performance e consumo.
O Pulse Abarth oferece uma cabine confortável para 4 adultos, comparável ao habitáculo do Nivus, mas o representante da Volkswagen leva vantagem no porta-malas, com 415 litros de capacidade.
Em termos de acabamento, o Pulse Abarth também se destaca com uma cabine bem resolvida, focada em um estilo esportivo, que é o grande apelo do veículo.
De forma geral, Flávio, se for possível aguardar, acredito que é mais prudente esperar a linha 2025 do VW Nivus, quando provavelmente a opção GTS será lançada. Com isso, você poderá conhecer de perto a novidade e ponderar todos os detalhes para efetuar sua decisão de compra.
Ainda não temos detalhes técnicos ou de equipamentos do futuro modelo, mas, conhecendo a boa dinâmica do Nivus e as qualidades de seu projeto, um motor mais potente certamente será um grande diferencial.
Vamos acompanhar de perto as próximas evoluções sobre o tema e, assim que surgirem mais informações, as reportarei aqui no Guru dos Carros.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok