GM substitui aliança com a Honda por parceria com a Hyundai
Gigantes do setor automotivo buscam reduzir custos, acelerar o desenvolvimento de veículos e tecnologias, e oferecer uma gama maior aos clientes
César Tizo - setembro 13, 2024
A General Motors (GM) e a Hyundai Motor Company anunciaram na última quinta-feira (12) um acordo para explorar colaborações em áreas estratégicas, buscando alavancar suas escalas e competências complementares. O objetivo é reduzir custos, acelerar o desenvolvimento de veículos e tecnologias, e oferecer uma gama mais diversificada de produtos aos clientes.
A parceria entre as duas gigantes automotivas foca em projetos de desenvolvimento conjunto de veículos de passeio e comerciais, abrangendo motores de combustão interna, tecnologias de energia limpa, incluindo elétrica e hidrogênio, e fornecimento compartilhado de matérias-primas essenciais, como baterias e aço. O acordo foi assinado por Euisun Chung, Executive Chair do Hyundai Motor Group, e Mary Barra, presidente e CEO da GM.
A movimentação ocorre em um momento estratégico para a GM, que em 2023 decidiu cancelar uma parceria na casa de US$ 5 bilhões que havia firmado com a Honda para o desenvolvimento de veículos elétricos acessíveis.
A colaboração com a Hyundai surge como uma nova aposta para a GM, após o fim da aliança que prometia ser um marco no setor de veículos elétricos de baixo custo. A parceria com a Honda teria incluído o desenvolvimento de uma nova plataforma para veículos elétricos que permitiria a produção de modelos de entrada no mercado norte-americano.
Com a Hyundai, a GM busca ampliar sua capacidade de inovação e eficiência operacional. Mary Barra destacou que “a flexibilidade e agilidade das duas companhias permitirão desbloquear uma escala maior de produção e acelerar a entrega de veículos mais competitivos.“
Além de colaborarem em tecnologias de propulsão e materiais, as empresas irão avaliar como ampliar suas participações em importantes mercados globais, enquanto avançam nas negociações para transformar o acordo inicial em um compromisso vinculativo.
Hoje em dia, a maioria das montadoras faz parte de algum tipo de parceria ou aliança, com objetivos semelhantes de redução de custos e eficiência. A própria Honda optou por se unir com as conterrâneas Nissan e Mitsubishi, enquanto a Toyota recentemente formou parceria com a Subaru e a Mazda.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok