Sugestões de SUVs com até 150 cv para compra com isenção no Paraná
Veja duas sugestões que nosso leitor deve considerar levando em conta as particularidades do estado para a compra PcD
César Tizo - setembro 30, 2024
Bom dia! Agradeço muito pela sua resposta. Gostaria de reforçar que acompanho suas matérias semanalmente, recebendo-as por e-mail. Quanto à recomendação pelo Jeep Renegade, esqueci de mencionar que moro no Paraná, onde a isenção do IPVA se aplica apenas a veículos com até 150 cavalos de potência. Isso acaba deixando o Jeep fora da lista de opções. Se possível, gostaria de saber qual seria a outra opção de SUV mais viável, considerando todas as isenções, incluindo IPVA, para o estado do Paraná – pergunta enviada por Gelson
Gelson, obrigado por enviar sua pergunta e participar novamente do Guru dos Carros!
Desde já agradeço pela audiência e a confiança em nosso trabalho. Será um prazer ajudá-lo!
Com as regras específicas do Paraná, que exigem veículos com até 150 cv para a compra PcD, podemos ajustar a análise para modelos que atendam a essa exigência. Nesse cenário, considero que o Chevrolet Tracker e o Fiat Fastback são ótimas opções a serem avaliadas.
O Chevrolet Tracker, que parte de R$ 119.900 na versão com motor 1.0 turbo (116 cv) e câmbio automático de 6 marchas, oferece um excelente equilíbrio entre espaço interno e porta-malas (393 litros). Além disso, mesmo em sua versão mais acessível, o SUV já é razoavelmente equipado, destacando-se em relação a concorrentes como o Volkswagen T-Cross Sense, por exemplo.
O modelo da Chevrolet sai de fábrica com 6 airbags, central multimídia com tela de 8”, câmera de ré, chave presencial, entre outros recursos. O único item que fica de fora é o sensor de estacionamento, que pode ser instalado como acessório na concessionária, preservando a garantia do SUV.
Em termos de desempenho, o Tracker 1.0 turbo é condizente com sua proposta, sem apelo esportivo, mas não decepcionando mesmo quando carregado. Suas médias de consumo (11,2 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada com gasolina) estão entre as melhores da categoria, evidenciando a eficiência do SUV.
O Fiat Fastback, por sua vez, parte de R$ 119.990 e traz o motor 1.0 turbo com injeção direta, que oferece 130 cv, proporcionando um desempenho mais dinâmico em comparação ao Chevrolet Tracker. Mesmo assim, o consumo do Fastback é comedido, com médias de 11,9 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada, também com gasolina.
O ponto de destaque no Fastback é o seu porta-malas, com capacidade de 516 litros (padrão VDA). No entanto, a cabine é mais acanhada em comparação ao Tracker, especialmente para quem viaja no banco traseiro. Se você prioriza um maior espaço para os ocupantes, o Tracker pode ser uma escolha mais adequada. Já se um porta-malas amplo for um critério essencial, o Fastback levaria vantagem.
Em termos de equipamentos, o Fastback se sobressai por oferecer, desde a versão de entrada, itens como central multimídia com tela de 8,4”, faróis em LED, câmera de ré, sensor de estacionamento, rodas de liga leve aro 17” e ar-condicionado automático digital. A única ressalva fica para a quantidade de airbags (apenas 4), enquanto o Tracker oferece 6 bolsas infláveis de série.
Também vale a pena acompanhar a transição do VW T-Cross Sense para a linha 2025, o que pode resultar em uma melhoria nos itens de série, tornando o SUV mais competitivo para os consumidores PcD. Outro modelo a ser observado é o CAOA Chery Tiggo 5x Sport, que, por enquanto, está com as vendas suspensas para a compra com isenção.
Em resumo, tanto o Chevrolet Tracker quanto o Fiat Fastback são boas opções dentro da limitação de 150 cv, cada um com suas qualidades e pontos fortes. A escolha final deve ser baseada no que você valoriza mais: espaço interno e nível de segurança superior (Tracker) ou porta-malas amplo e desempenho mais dinâmico (Fastback).
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