Carros elétricos têm custo por km até 72% menor que modelos a combustão, mesmo com alta da energia
Cálculos da Volvo Car Brasil detalham vantagens financeiras de seus modelos 100% elétricos sobre automóveis a combustão
César Tizo - outubro 4, 2024
A partir da última terça-feira (1), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) passou a adotar a bandeira vermelha patamar 2, elevando o valor do quilowatt-hora (kWh) em todo o território nacional. A mudança, motivada pelo baixo volume de chuvas nos últimos meses no Brasil, resultou em um aumento de 7,87% no custo da energia, que passou de R$ 0,75 para R$ 0,81 por kWh. Mesmo com esse acréscimo, os carros elétricos seguem sendo uma alternativa mais econômica para o consumidor, apresentando um custo por quilômetro rodado significativamente menor do que os modelos a combustão.
De acordo com um levantamento realizado pela Volvo Car Brasil, os modelos totalmente elétricos da marca oferecem custos operacionais que variam entre R$ 0,164 e R$ 0,169 por quilômetro, a depender da versão. Para efeito de comparação, um veículo a combustão, como um carro movido a gasolina com consumo médio de 10 km/l, tem um custo por quilômetro de aproximadamente R$ 0,613, considerando o preço médio de R$ 6,09 por litro no Brasil. Com etanol, cujo valor médio nas bombas gira em torno de R$ 4,04 por litro, o custo por quilômetro seria de R$ 0,404. Ou seja, mesmo na hipótese mais econômica para um modelo a combustão, o custo por quilômetro rodado é mais que o dobro do que se gasta com um elétrico atualmente.
Entre os modelos da Volvo analisados, o EX30 Core Single Motor, com uma bateria de 51 kWh e autonomia de 250 km (segundo o Inmetro), é o que apresenta o menor custo por quilômetro rodado, de R$ 0,165. Já as versões topo de linha do C40 e XC40, ambos com baterias de 78 kWh e autonomia de até 385 km, oferecem um custo de R$ 0,164 por quilômetro.
Esses valores se tornam ainda mais atrativos quando comparados ao abastecimento de um tanque de 45 litros de gasolina, que custa em média R$ 274,05 no país, ou um tanque de etanol, que sai por R$ 181,80. Isso representa uma economia de 72,2% em relação ao custo por quilômetro com gasolina e de 57,5% em comparação ao uso de etanol. “A tecnologia dos carros elétricos é benéfica em todos os sentidos: além de reduzir a emissão de gases poluentes e contribuir para um melhor meio ambiente, também é mais vantajosa para o bolso do cliente”, destaca Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.
Vale lembrar que o estudo da Volvo considera os custos para carregamentos realizados em residências, onde a tarifa de energia é geralmente mais baixa do que em postos de recarga pública. Confira abaixo os custos estimados para carregamento e o custo por quilômetro rodado dos principais modelos elétricos da marca:
Custos de carregamento e custo por quilômetro rodado dos modelos Volvo:
A Volvo destaca-se como uma das marcas globais que mais investe na difusão de automóveis 100% elétricos. Recentemente, no entanto, a empresa reconheceu que o ritmo de adoção desses veículos não ocorrerá tão rapidamente quanto o previsto, já que muitos consumidores ainda preferem modelos com motores a combustão ou híbridos, sejam eles convencionais ou plug-in.
Ainda assim, os cálculos divulgados pela marca reforçam um grande atrativo dos carros elétricos: o custo de propriedade significativamente menor em comparação com veículos a combustão, um ponto relevante para quem busca reduzir as despesas no dia a dia. Considerando que a infraestrutura de recarga no Brasil ainda está em desenvolvimento, os carros elétricos se mostram boas alternativas para o uso diário, possibilitando recargas mais convenientes em casa, sem a necessidade de depender de eletropostos públicos.
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