Picape para uso na cidade e no campo: Frontier Pro-4X ou Ranger XLS 2.0?
Leitor deseja uma picape para uso misto na faixa de R$ 250 mil e pediu nossa análise; confira todos os detalhes
César Tizo - outubro 8, 2024
Gostaria de tirar uma dúvida: Estou pronto para comprar uma picape 0 km e estou em dúvida entre a Nissan Frontier Pro-4X, que está saindo por R$ 257.000, ou a Ford Ranger XLS, que está sendo oferecida por R$ 247.000. Meu uso é misto, tanto na cidade quanto no interior. Obrigado – pergunta enviada por Gabriel
Gabriel, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Você está avaliando duas excelentes opções de picapes médias e, ao que tudo indica, aproveitando um momento oportuno para aquisição. Somente como exemplo, a Nissan Frontier Pro-4X tem preço “cheio” tabelado em R$ 312.590, enquanto a Ford Ranger XLS 2.0 4×4 é encontrada por R$ 264.490 fora das promoções.
Mecânica e consumo
Analisando os propulsores de cada veículo, a Frontier Pro-4X é equipada com o motor 2.3 biturbo diesel associado ao câmbio automático de 7 marchas. Com 190 cv e 45,9 kgfm de torque, a picape da Nissan é capaz de transportar até 1.030 kg na caçamba e entrega consumo de 9,1 km/l na cidade e 11 km/l na estrada, segundo dados oficiais.
Já a Ranger XLS 4×4 traz sob o capô o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 41,3 kgfm de torque, que trabalha ligado ao câmbio automático 6 marchas. Esse conjunto permite à picape transportar 1.037 kg na caçamba, com médias de consumo de 10 km/l no ciclo urbano e 11,5 km/l em percurso rodoviário.
Equipamentos
A Frontier Pro-4X, por ser um dos catálogos mais equipados da linha, traz diferenciais como o teto solar, sistema de câmeras 360°, rodas de liga leve aro 17” com pneus todo-terreno, revestimento interno exclusivo, ar-condicionado automático digital, banco do motorista com ajustes elétricos, chave presencial e 6 airbags. No quesito tecnologia, destaca-se pelos recursos avançados de segurança, como monitoramento de pontos cegos, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e alerta de tráfego cruzado traseiro.
A Ranger XLS 4×4 2.0, por sua vez, é uma versão intermediária e não possui alguns desses itens mais sofisticados, contudo sai de fábrica com 7 airbags, central multimídia com tela de 10” (contra 8” da Frontier), além de câmera de ré, sensor de estacionamento, rodas de liga leve aro 17” e faróis full-LED, tal como ocorre na concorrente da Nissan.
Garantia
Outro ponto a ser considerado é que a Nissan Frontier oferece 6 anos de garantia, enquanto a Ford Ranger conta com 5 anos de cobertura. Além disso, a Nissan busca manter um compromisso com o custo de manutenção mais acessível para seus veículos, o que pode ser um diferencial a longo prazo.
Conclusão
Embora a Ford Ranger esteja uma geração à frente das rivais diretas em termos de plataforma e concepção técnica, o que resulta em um comportamento dinâmico superior, é inegável que as condições comerciais tornam a Nissan Frontier Pro-4X uma escolha mais vantajosa neste momento.
Por um preço equivalente ao catálogo intermediário da Ford Ranger, a Frontier Pro-4X entrega uma mecânica mais potente, algo que faz a diferença no transporte de cargas mais pesadas ou em situações off-road desafiadoras.
Além disso, a Frontier Pro-4X se destaca por ser mais completa em termos de equipamentos, oferecendo mais conforto e, sobretudo, segurança com os assistentes de condução presentes no modelo.
Dessa forma, a picape da Nissan surge como a escolha mais recomendada no seu cenário de compra.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok