Bigster é revelado na Europa e pode ser produzido no Brasil em 2025
Produto pode ser o “C-SUV” que a Renault vai produzir em São José dos Pinhais (PR) a partir de novo investimento de R$ 2 bilhões no país
César Tizo - outubro 9, 2024
A Dacia, uma das marcas que integra o Grupo Renault e é responsável por projetos de baixo custo, revelou nesta quarta-feira (9) o Bigster, um SUV médio porte com proposta robusta e versátil. Destinado a consumidores que buscam um veículo com bom custo-benefício, o modelo combina uma proposta moderna e acessível, com tecnologias avançadas e opções de motorização eletrificadas.
Com suas características, o Bigster se posiciona como um forte candidato a ser o “C-SUV” que a Renault vai produzir no Brasil, fruto de um novo investimento de R$ 2 bilhões da empresa seu Complexo Ayrton Senna, no Paraná. O produto em questão será lançado em nosso mercado ao longo de 2025, como antecipado pelo presidente da Renault do Brasil.
O Bigster é construído sobre a plataforma modular do grupo francês, o que permite alta flexibilidade para atender diferentes exigências de mercado. Esse fator pode ser decisivo para viabilizar a produção local, considerando que a plataforma é a mesma utilizada pelo Renault Kardian. A estratégia também visa atender às crescentes expectativas de consumidores que desejam um SUV com amplo espaço interno e bom porta-malas, sem abrir mão de um preço competitivo.
Dacia Bigster Hybrid 155
Design robusto
Como é possível notar nas imagens, o visual do Bigster é marcado por um estilo imponente e linhas simples, que ressaltam sua robustez. O capô esculpido e a grade frontal larga e vertical reforçam a identidade visual da marca romena. Os para-lamas bem definidos e as proteções em todo o entorno da carroceria trazem uma sensação de força e durabilidade, atributos esperados por clientes do segmento de utilitários esportivos.
Dacia Bigster Hybrid 155
O interior do Bigster se destaca pelo espaço generoso e excelente conforto para até cinco ocupantes. A plataforma modular permite que o modelo tenha uma das melhores habitabilidades do segmento, com destaque para a altura do teto e o amplo espaço para as pernas nos bancos traseiros. O porta-malas, por sua vez, oferece capacidade de até 667 litros, acomodando bagagens de maneira eficiente. Para quem precisa de mais versatilidade, o banco traseiro pode ser rebatido na proporção 40/20/40, possibilitando transportar objetos longos mesmo com passageiros a bordo.
Amplo porta-malas é um dos pontos de destaque do Bigster
Motorização
Ao menos na Europa, o Bigster terá opções de motorização eletrificadas. Entre as configurações disponíveis, destaca-se o conjunto híbrido de 155 cv, que combina o motor 1.6 a combustão de 107 cv com dois motores elétricos, entregando uma condução eficiente e com menor consumo, salienta a Dacia. Além dessa opção, há versões com motorização TCe de 140 cv e até mesmo uma alternativa movida a gás liquefeito de petróleo (GPL), destinada a mercados que oferecem incentivo para combustíveis alternativos.
Dacia Bigster Hybrid 155
Pensado para oferecer desempenho em diferentes tipos de terreno, o Bigster conta com versões com tração integral, tornando-o uma opção atraente para consumidores que valorizam a capacidade de rodar em estradas de terra ou enfrentar trechos mais exigentes. O sistema de controle de tração Terrain Control oferece cinco modos de condução: Auto, Snow, Mud/Sand, Off-Road e Eco, ajustando automaticamente a distribuição de torque entre as rodas dianteiras e traseiras conforme as condições do solo.
SUV foi concebido para oferecer amplo espaço interno
Equipamentos
O Bigster foi revelado com uma ampla lista de equipamentos que priorizam o conforto e a conveniência. Entre eles, destacam-se a central multimídia com tela de 10,1 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, e o painel de instrumentos digital, que varia entre 7 a 10 polegadas conforme a versão. A conectividade é garantida por um sistema de navegação em tempo real, e as versões mais completas contam com sistema de som Arkamys 3D e carregador sem fio para smartphones.
Pensado para atender às necessidades de famílias, o Bigster traz uma gama completa de assistentes de condução, como frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa, controle de cruzeiro adaptativo e monitoramento de ponto cego. O modelo ainda está em conformidade com as normas de segurança europeias GSR2, garantindo proteção avançada para os ocupantes.
De acordo com os dados da Dacia, o Bigster registra 4,57 m de comprimento, 1,81 m de largura e 1,71 m de altura. O SUV se destaca ainda pela boa altura em relação ao solo, no caso de 22 cm. Apenas como comparação, o Toyota Corolla Cross alcança 4,46 m de comprimento, 1,82 m de largura e 1,62 m de altura, com vão livre em relação ao solo de 16 cm.
Cezar, parabéns pelo artigo!
Como sabemos, uma grande parte dos consumidores da Renault gostam do Duster (eu tbm) mas todos reclamam que falta a opção AWD (4×4) e melhor acabamento interno. Parece que o Bigster virá com esta opção e Híbrido.
Isso é uma ótima noticia!
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok
Cezar, parabéns pelo artigo!
Como sabemos, uma grande parte dos consumidores da Renault gostam do Duster (eu tbm) mas todos reclamam que falta a opção AWD (4×4) e melhor acabamento interno. Parece que o Bigster virá com esta opção e Híbrido.
Isso é uma ótima noticia!
Muito obrigado, Geraldo! Se confirmado, com certeza o Bigster será um modelo bem interessante. Vamos acompanhar! Abraço