Škoda Kylaq: crossover indiano antecipa detalhes do Volkswagen Tera nacional
Novidade traz proposta interessante, prometendo bom espaço interno e amplo porta-malas para 446 litros de bagagens
César Tizo - novembro 8, 2024
Originária da República Checa, a Škoda, atualmente responsável por conduzir os projetos de custo acessível dentro do Grupo Volkswagen, revelou nesta semana um produto importante que merece nossa atenção: o crossover compacto Kylaq. Desenvolvido para o segmento estratégico de automóveis com até 4 metros na Índia — categoria que representa quase metade das vendas de veículos no país —, o modelo se destaca como uma interessante aposta da marca.
Em paralelo, o Škoda Kylaq pode ser considerado um “primo” do Volkswagen Tera, futuro modelo do conglomerado alemão voltado para o mercado brasileiro, cujo nome foi revelado nesta semana. A semelhança de proposta entre o Kylaq e o Tera evidencia que o modelo da Škoda antecipa diversas características que também estarão presentes no futuro modelo nacional da VW.
Características
Construído sob a nova linguagem de design “Modern Solid” da Škoda, o Kylaq mede 3.995 mm de comprimento, 1.783 mm de largura e 1.619 mm de altura. Com um bom entre-eixos de 2.566 mm, a marca antecipa que o modelo oferecerá uma cabine espaçosa para cinco ocupantes. Outro ponto de destaque do Kylaq é o porta-malas, que comporta 446 litros de bagagem — volume superior, por exemplo, ao do atual Volkswagen T-Cross fabricado no Brasil (373 litros).
O aspecto de robustez do Kylaq é reforçado pela altura em relação ao solo, de 189 mm, característica que também deverá ser adotada pelo Volkswagen Tera no mercado brasileiro. No mercado indiano, a Škoda equipará o Kylaq com o motor 1.0 TSI, que poderá trabalhar em conjunto com o câmbio manual ou automático.
Com 115 cv de potência e 18 kgfm de torque, o Kylaq manual manual acelera de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 188 km/h, conforme antecipado pela fabricante.
O novo crossover da Škoda é construído sobre a plataforma MQB-A0-IN, uma variante de baixo custo da plataforma modular global do Grupo Volkswagen. Essa arquitetura também será adaptada para os produtos destinados ao mercado brasileiro, entre eles o Tera.
No interior, o Kylaq contará com alguns refinamentos em suas versões mais caras, incluindo bancos dianteiros elétricos com ajustes elétricos e ventilação — uma característica relevante para o mercado indiano —, além de teto solar, aletas para troca de marchas no volante, acabamento interno com tonalidades contrastantes, painel de instrumentos digital e central multimídia com tela de 10,1 polegadas.
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