Carlos Tavares renuncia à liderança da Stellantis; novo CEO será anunciado em 2025
Executivo decidiu sair da companhia em meio ao processo de sucessão, que será finalizado no primeiro semestre de 2025
César Tizo - dezembro 1, 2024
A Stellantis anunciou neste domingo (1º) a renúncia de Carlos Tavares ao cargo de CEO, com efeito imediato. Segundo comunicado oficial, a decisão foi tomada após divergências entre o executivo e o Conselho de Administração, presidido por John Elkann.
Tavares liderava a Stellantis desde sua criação, em 2021, e teve papel essencial na fusão entre a Peugeot-Citroën (PSA) e a Fiat Chrysler Automobiles (FCA). Durante sua gestão, a empresa consolidou-se como uma das principais fabricantes globais, destacando-se por iniciativas voltadas à eletrificação e sustentabilidade no setor automotivo.
Enquanto a busca por um novo CEO é conduzida, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2025, um Comitê Executivo Interino será estabelecido sob a liderança de Elkann para cumprir a função ora exercida por Tavares. A Stellantis confirmou que suas projeções financeiras para 2024, apresentadas em outubro, permanecem inalteradas.
Henri de Castries, Diretor Independente Sênior, comentou sobre a saída: “o sucesso da Stellantis desde sua criação foi fruto do alinhamento entre acionistas de referência, o Conselho e o CEO. No entanto, nas últimas semanas, surgiram visões diferentes que levaram o Conselho e o CEO à decisão anunciada hoje“.
John Elkann destacou a importância do trabalho de Tavares: “agradecemos a Carlos por sua dedicação e pelas conquistas alcançadas, como a criação da Stellantis e os turnarounds da PSA e Opel. Seguiremos comprometidos com a estratégia de longo prazo em benefício de nossos stakeholders.”
A transição marca um novo capítulo para a Stellantis, que conta com diversos desafios a serem endereçados nos próximos anos. Tavares encontrava-se sob forte pressão ao longo dos últimos meses por conta de quedas nas vendas de algumas marcas relevantes da empresa na América do Norte.
Na Europa, por sua vez, o aumento da concorrência de marcas chinesas no segmento de automóveis eletrificados também ocasionou cobranças na atual administração, inclusive envolvendo os rumos estratégicos da companhia.
Já na América do Sul, a Stellantis segue com uma operação vitoriosa. No Brasil, a companhia detém aproximadamente 30% de participação de mercado somando todas as suas marcas, entre elas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën.