BYD apresenta motor híbrido flex e confirma Dolphin Mini como segundo modelo nacional
Segundo a fabricante chinesa, novo propulsor foi concebido para reduzir a diferença de rendimento em relação à gasolina; saiba mais
César Tizo - dezembro 2, 2024
A BYD deu mais um passo significativo no mercado brasileiro ao apresentar seu motor híbrido flex, que une o uso do etanol à eletricidade, oferecendo uma alternativa sustentável e eficiente para o país.
Desenvolvido com a colaboração de mais de 100 engenheiros chineses e brasileiros, o motor 1.5 flex terá soluções para “melhorar a eficiência do veículo quando abastecido com etanol, reduzindo a diferença de rendimento em relação à gasolina e garantindo um desempenho superior em diversas condições“, detalha a fabricante em comunicado.
Conforme antecipamos, caberá ao Song Pro inaugurar não só o propulsor 1.5 flex no Brasil, bem como a nova fábrica da BYD em Camaçari, Bahia. Logo após o SUV híbrido plug-in, o Dolphin Mini será o segundo produto a ser nacionalizado pela empresa. O hatch elétrico alcançou excelente aceitação por parte do público brasileiro, o que favoreceu sua escolha para ganhar espaço rapidamente na linha de montagem brasileira.
Com capacidade para produzir até 150 mil veículos por ano na primeira fase, o complexo de Camaçari será a maior fábrica da BYD fora da China e promete transformar a região em um polo de inovação tecnológica. Além disso, a BYD prevê a contratação de 10 mil trabalhadores entre janeiro e agosto de 2025, somando um total de 20 mil empregos diretos e indiretos ao longo do projeto, o dobro da meta inicial. O cronograma prevê a abertura de 2 mil vagas em janeiro, 3 mil em maio e 5 mil em agosto.
De acordo com a empresa, as obras da nova fábrica, que começaram oficialmente há menos de nove meses, estão em ritmo acelerado. A fase 1.1 do projeto engloba um galpão para a montagem dos carros no sistema SKD (Semi Knocked Down), um local de inspeção final e as pistas de teste de velocidade e obstáculos. A conclusão desta fase está prevista para começar após o carnaval de 2025.
Em seguida, as obras vão se concentrar na fase 1.2, que contempla a produção completa de veículos elétricos e híbridos e terá 28 novas edificações e 2 pátios. A produção plena dos modelos deve começar ainda em 2025. A nova planta terá capacidade para produzir 300 mil unidades na segunda fase.
Impulsionada por promoções de Black Friday, a BYD alcançou recorde de vendas em novembro, com 8.037 emplacamentos, porém ao todo 12.308 unidades foram negociadas pelas concessionárias no mês passado, informa a empresa. Com isso, de janeiro a novembro, o total de carros vendidos pela BYD ultrapassa a marca de 66 mil veículos, um crescimento de 272% em relação ao ano passado.
“Nossa meta é consolidar a BYD entre as três marcas que mais vendem no país nos próximos cinco anos. Esperamos um aumento contínuo nas vendas de modelos híbridos e elétricos, acompanhando o crescimento do mercado e a expansão de nossa infraestrutura no Brasil. Hoje a BYD já conta com mais de 150 concessionárias em todos os estados”, finaliza Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD no Brasil e responsável pelas áreas comercial e de marketing da BYD Auto.
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