Ford Ranger obtém cinco estrelas em segurança; Volkswagen Amarok fica com três
Latin NCAP divulga nova bateria de testes envolvendo picapes médias; Ranger segue boa avaliação conquistada também pela Mitsubishi Triton
César Tizo - dezembro 12, 2024
O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, divulgou nesta quinta-feira (12) os resultados de sua sétima rodada de testes deste ano. Destaque para a Ford Ranger, que conquistou a classificação máxima de cinco estrelas, enquanto a Volkswagen Amarok, recentemente atualizada, obteve somente três estrelas. Ambas as picapes são produzidas na Argentina e foram avaliadas voluntariamente pelos fabricantes.
A Ford Ranger atingiu índices muito bons: 93,11% para ocupante adulto, 89,80% para ocupante infantil, 74,77% para proteção de pedestres e 92,01% em assistência à segurança. Equipada com sete airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC) de série, o modelo também se destacou nos testes de frenagem autônoma de emergência (AEB) e sistemas de permanência em faixa (LSS), entre outros. Apesar disso, foram apontadas áreas de proteção marginal em casos específicos, como na borda do capô e na parte inferior da perna.
Já a Volkswagen Amarok alcançou 80,87% para ocupante adulto, 87,08% para ocupante infantil, 62,18% para proteção de pedestres e 66,28% em assistência à segurança. O modelo, com seis airbags e ESC de série, demonstrou boa proteção geral nos impactos laterais, mas não obteve pontuações mais altas devido à ausência de sistemas de segurança ativa em versão básica, como a frenagem autônoma de emergência funcional. A Amarok é um modelo exclusivo para a América Latina e não compartilha a configuração de segurança encontrada em mercados como o europeu.
Mercado de picapes
O Latin NCAP destaca que as avaliações são realizadas com a versão mais básica de segurança passiva e recomenda que consumidores busquem configurações com tecnologias avançadas de assistência à condução.
Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP, parabenizou a Ford por alcançar as cinco estrelas em protocolos rigorosos, tal como a Mitsubishi Triton. Ele também ressaltou que a Volkswagen poderia elevar o desempenho da Amarok ao adotar tecnologias mais avançadas, como a nova geração da picape o faz em alguns mercados. A nova geração da picape média da Volkswagen, que não deverá ser oferecida no Brasil, foi desenvolvida de forma conjunta com a Ranger mais recente.
Stephan Brodziak, presidente do conselho do Latin NCAP, reiterou a importância de priorizar a segurança nos veículos vendidos na América Latina, defendendo a implementação de um sistema de rotulagem obrigatório na região.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok