Com inteligência artificial, Marcopolo elimina um problema na climatização de ônibus rodoviários
Sistema reduz variação térmica entre poltronas e utiliza conectividade para manutenção preventiva e ajustes em tempo real
César Tizo - dezembro 13, 2024
A Marcopolo acaba de lançar o DutoSmart, um sistema inovador de climatização que promete tornar as viagens de ônibus mais confortáveis. Desenvolvido em parceria com a empresa gaúcha SOHA, especialista em tecnologia e IoT, o sistema utiliza Inteligência Artificial para monitorar e ajustar, em tempo real, a distribuição do ar refrigerado ou aquecido no interior do veículo.
Com um conceito patenteado, o DutoSmart opera com sensores que identificam a temperatura em diferentes pontos do ônibus, direcionando automaticamente maior fluxo de ar para áreas mais quentes ou mais frias, conforme necessário. Essa abordagem inteligente evita as diferenças de até 7ºC entre os assentos, um problema frequente em ônibus convencionais, reduzindo a variação para menos de 2ºC entre as poltronas da frente e as do fundo.
“Manter a temperatura equilibrada sempre foi um dos maiores desafios dos fabricantes e operadores de transporte rodoviário. O DutoSmart resolve essa questão ao oferecer uma climatização homogênea e constante, garantindo o conforto dos passageiros”, destacou Luciano Resner, diretor de Engenharia da Marcopolo.
O sistema é capaz, por exemplo, de compensar o aquecimento causado pela incidência do sol em apenas um lado do veículo, ajustando o fluxo de ar para atender as áreas mais afetadas. Além disso, a solução conta com conectividade via Wi-Fi, permitindo o monitoramento remoto, ajustes de configuração e manutenções preventivas, minimizando o tempo de inatividade do veículo.
A tecnologia foi desenvolvida ao longo de dois anos pela Marcopolo, com foco em soluções inovadoras para o mercado de transporte. A colaboração com a SOHA já rendeu outros projetos, como o sistema de monitoramento do uso do cinto de segurança nos ônibus.
Por fim, de acordo com a Marcopolo, o DutoSmart será oferecido como um opcional para seu modelo G8, que ilustra as fotos desta notícia, porém a tecnologia pode ser instalada em sistemas de ar-condicionado de qualquer marca.
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