Tracker e Montana ganham injeção direta, mais potência e torque; veja os números
Novas configurações garantem maior desempenho, menor consumo e se alinham às normas de emissões
César Tizo - dezembro 16, 2024
A Chevrolet anunciou importantes atualizações mecânicas para o SUV compacto Tracker e a picape Montana, com melhorias focadas em desempenho, consumo e emissões de poluentes. Os motores 1.0 Turbo e 1.2 Turbo receberam injeção direta e aprimoramentos de software que elevam a potência, aumentam o torque em até 15% e reduzem o consumo de combustível em até 9%.
As atualizações chegam em um momento estratégico: em janeiro de 2025, entra em vigor uma nova fase do programa de controle de poluentes no Brasil, com exigências mais rígidas em relação a emissões, ruído e durabilidade.
Chevrolet Tracker 2025: mais rápido e econômico
O Chevrolet Tracker, com os novos motores, entrega números expressivos:
Motor 1.0 turbo Flex: potência aumentada de 116 cv para 121 cv e torque com avanço de até 12,5%.
Motor 1.2 turbo Flex: a potência sobe de 133 cv para 141 cv e o torque chega a 22,9 kgfm (7% de incremento).
O desempenho em aceleração também melhorou:
Na versão 1.0, o 0 a 100 km/h é feito em 10,9 segundos (antes eram 11,8s).
Na versão 1.2, o tempo caiu de 11,1 segundos para 9,7 segundos.
No consumo, a evolução é igualmente notável:
1.0 Turbo Gasolina: até 11,6 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada.
1.2 Turbo Gasolina: até 11,2 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada.
Com etanol, os ganhos são de até 9% no uso rodoviário, garantindo ao consumidor economia próxima de dois tanques de combustível por ano.
Chevrolet Tracker e Montana: agora com injeção direta
Montana 2025: eficiência para versões manual e automática
A picape Chevrolet Montana, que também adota o motor 1.2 turbo atualizado, se destaca pelo equilíbrio entre desempenho e eficiência, independentemente da transmissão.
Potência: 141 cv (ante 133 cv).
Torque: 22,9 kgfm com etanol.
No desempenho, o 0 a 100 km/h apresenta ganhos:
Versão manual: de 11,7 segundos para 10,9 segundos.
Versão automática: de 10,1 segundos para 9,5 segundos.
Quanto ao consumo:
Manual: até 12,3 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina.
Automática: até 11 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada.
Aposta na eficiência e no downsizing
Segundo a Chevrolet, as atualizações dos motores são parte de um compromisso com a descarbonização e refletem o conceito de downsizing, que prioriza motores menores e mais eficientes sem abrir mão da performance. “A combinação de turbo, injeção direta e software de gerenciamento é fundamental para este progresso”, afirma Rafael Fernández, engenheiro-chefe de Powertrain da GM.
Disponibilidade
As novidades chegam ao mercado brasileiro ainda em 2024, com os modelos Tracker e Montana atualizados saindo da linha de produção em breve. Em contato com o Guru dos Carros, a GM nos informou que, no caso da gama Onix, o hatch e o sedã receberão apenas uma nova calibração de motor, a qual já os qualifica para atender às regras do PL8.