Marcelo Cavalcante: Mercado de eletrificados bate recordes no Brasil; BYD e Fiat protagonizam o segmento
Em análise exclusiva para o Guru dos Carros, consultor traz um panorama atualizado do setor de veículos elétricos e híbridos no país
César Tizo - dezembro 19, 2024
Em texto preparado com exclusividade para o Guru dos Carros, o consultor Marcelo Cavalcante de Lima apresenta um panorama do mercado de veículos eletrificados no Brasil levando em conta os resultados parciais (até o dia 18) deste mês:
Enquanto o setor de automóveis e comerciais leves registra um crescimento de 2,20% na parcial de dezembro, o segmento de elétricos e híbridos avança expressivos 43%.
Até o dia 18 de dezembro, os veículos eletrificados somaram 12.869 unidades vendidas, o que representa uma participação de 8,48% no mercado – a maior já registrada em 2024. Mantendo esse ritmo, o segmento deverá encerrar dezembro com mais de 20 mil unidades comercializadas, acumulando vendas totais acima de 175 mil veículos no ano.
Entre os destaques do mês, a BYD lidera com 5.866 unidades vendidas, anotando um crescimento de 58%. Na segunda posição, a Fiat, com seus híbridos leves, alcança 1.676 unidades, enquanto a GWM registra 1.626 entregas, um avanço de 10,53%.
A BYD merece atenção especial no segmento. Sua estratégia de importar mais de 70 mil veículos para evitar o aumento de alíquotas deu à marca uma vantagem competitiva significativa. O rápido crescimento de sua rede reflete o apetite da empresa para ampliar ainda mais sua presença no mercado. No entanto, a marca precisa acelerar seu processo de fabricação local. Embora tenha prometido iniciar a produção ainda em 2024, a nova previsão é março de 2025, com uma projeção ambiciosa de montar 150 mil veículos no primeiro ano.
Já a Fiat, com o lançamento de sua linha de híbridos leves, transformou completamente o cenário. A marca demonstrou agilidade e capacidade de reação em um mercado em transformação, apostando em tecnologias flex, tanto em híbridos leves quanto em híbridos puros. Vale lembrar que não há um caminho único para a redução de emissões de poluentes, e essa diversificação é essencial.
Nos modelos 100% elétricos mais vendidos na parcial, o BYD Dolphin Mini lidera com 1.625 unidades, apesar de uma queda de 14,54%. O BYD Dolphin segue com 307 unidades, uma redução de 32,53%, enquanto o Volvo EX30 cresce impressionantes 132%, com 284 entregas. Apesar disso, o segmento de veículos elétricos puros registra queda de 15,41% em relação ao mês anterior, estabilizando-se em uma média de 5.200 unidades mensais, enquanto outras tecnologias eletrificadas ganham espaço.
Entre os híbridos, a gama BYD Song lidera com 3.007 unidades, um aumento de 119% em relação ao mês anterior. Na sequência, a linha GWM Haval H6 registra 1.376 unidades vendidas, crescimento de 23%, e o BYD King ocupa a terceira posição, com 1.161 unidades, uma alta de 1.161 veículos em relação ao mês anterior.
O Fiat Fastback, quarto colocado geral entre os híbridos, lidera entre os híbridos leves, com 1.114 unidades vendidas, representando um crescimento impressionante de 411% em relação ao mês anterior.
Dentre as tecnologias, os híbridos plug-in (PHEV) apresentam crescimento de 88%, os híbridos puros (HEV) avançam 6,18% e os híbridos leves (MHEV), impulsionados pela Fiat, mostram expressivo aumento de 148%.
O mês ainda reserva novidades, e novos artigos já estão a caminho. Desejo a todos uma ótima leitura!
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok