Escolhendo um SUV médio: comprar um modelo elétrico ou híbrido?
Leitor está em dúvida sobre a tecnologia de propulsão a ser escolhida para seu próximo automóvel e pediu nossa análise
César Tizo - dezembro 26, 2024
César, qual é a melhor escolha atualmente: comprar um SUV médio novo elétrico ou híbrido? – pergunta enviada por Martinho
Martinho, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Ao analisar as opções de propulsão disponíveis no mercado, acredito que a escolha mais prudente no momento é um SUV médio com tecnologia híbrida, especialmente se o veículo for o principal carro da família, destinado também a viagens e deslocamentos mais longos.
A principal limitação dos veículos elétricos no Brasil ainda está na infraestrutura de recarga, que segue em processo de expansão. Por isso, os carros elétricos são mais indicados para uso urbano, considerando também a necessidade de instalar um wallbox ou uma tomada específica na garagem de casa para garantir uma recarga mais prática.
Os SUVs híbridos, por outro lado, são uma escolha mais versátil em um país de dimensões continentais como o Brasil. Eles permitem viagens longas de forma eficiente, bastando reabastecer o tanque de combustível quando necessário. Ainda sobre esse ponto, vale salientar que, em rodovias, os carros elétricos tendem a apresentar maior consumo de energia, principalmente em trechos de alta velocidade, o que reduz significativamente a autonomia.
Portanto, considerando a infraestrutura de recarga atualmente disponível no Brasil, a recomendação é optar por um SUV médio híbrido.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok