BYD cresce 327% no Brasil; VW lidera segmentos-chave e bate recordes
Marca chinesa segue consolidando sua posição no segmento de carros eletrificados, enquanto a alemã VW cresce amparada por Polo e T-Cross
César Tizo - janeiro 2, 2025
As montadoras BYD e Volkswagen emitiram comunicados nesta quinta-feira (2) celebrando o encerramento de 2024 com resultados expressivos, reafirmando posições de destaque no mercado automotivo nacional. Ambas alcançaram marcos históricos, como você poderá conferir adiante.
BYD: líder em eletrificados
A BYD Auto Brasil encerrou 2024 em alta, totalizando 76.713 emplacamentos, um crescimento de 327,68% em relação aos 17.937 veículos vendidos em 2023. Somente em dezembro, a montadora chinesa atingiu o recorde de 10.091 unidades emplacadas, consolidando-se como líder em veículos 100% elétricos no país.
O Dolphin Mini foi destaque, com 21.945 unidades vendidas, tornando-se o elétrico mais comercializado do Brasil. O hatch compacto Dolphin ficou em segundo lugar no segmento, com 11.491 emplacamentos. No segmento de híbridos, a família Song despontou como líder, com 5.239 unidades vendidas em dezembro, ultrapassando o Jeep Compass pela primeira vez.
Além de sua liderança em vendas, a BYD anunciou, para este início de 2025, iniciativas como a campanha de IPVA gratuito, visando ampliar ainda mais sua base de consumidores e estimular a transição para veículos sustentáveis. Alexandre Baldy, vice-presidente da montadora, destacou que os resultados refletem o compromisso com inovação e sustentabilidade, alinhados às expectativas do mercado brasileiro.
Volkswagen: liderança em segmentos-chave
A Volkswagen também comemorou um ano de sucessos. Com 400.379 unidades emplacadas em 2024, a marca atingiu seu segundo maior volume na última década, ficando atrás apenas de 2019. O crescimento de 16% em relação a 2023 superou a média do mercado, que foi de 14,1% no mesmo período.
O Volkswagen Polo foi novamente o carro de passeio mais vendido do Brasil, com 140.155 unidades, um aumento de 26% em relação a 2023. Já no segmento de utilitários esportivos, o T-Cross foi o SUV mais vendido no país, registrando 83.975 unidades comercializadas, volume recorde para o produto, como havíamos antecipado no Guru dos Carros.
O ano passado também foi relevante para a picape compacta Saveiro, que somou 56.979 emplacamentos, seu melhor volume anual de vendas desde 2014. Nivus, com 55.924 unidades licenciadas, e o SUV médio Taos, com 17.565 unidades ganhando as ruas, também alcançaram em 2024 recordes históricos de volume anual de vendas desde quando foram lançados.
A subsidiária brasileira reafirmou no período sua relevância global, mantendo nosso país como o terceiro maior mercado para a Volkswagen no mundo, atrás apenas de China e Alemanha. Roger Corassa, vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen do Brasil, ressaltou que os resultados foram impulsionados por uma “combinação de paixão, inovação e tradição“, além de um planejamento estratégico que prevê 16 novos lançamentos até 2028.
Perspectivas para 2025
Tanto BYD quanto Volkswagen entram em 2025 com expectativas positivas. A BYD projeta manter o ritmo de crescimento com mais lançamentos e condições diferenciadas de aquisição dos seus modelos para atrair consumidores. A Volkswagen, por sua vez, buscará consolidar ainda mais sua presença em segmentos estratégicos no Brasil neste ano, sendo que o inédito crossover Tera vai desempenhar um papel fundamental nessa direção.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok