VW investe mais R$ 9 bilhões no país e prepara 16 lançamentos até 2028
Fabricante alemã confirma 4 veículos inéditos, motor específico para híbridos e a aplicação da nova plataforma MQB Hybrid no país
César Tizo - fevereiro 2, 2024
Como estava previsto, a Volkswagen detalhou nesta sexta-feira (2) seu novo ciclo de investimentos no país, que vai compreender R$ 9 bilhões entre os anos de 2026 e 2028.
A futura injeção de capital nas operações da empresa soma-se ao atual ciclo de R$ 7 bilhões já em curso desde 2022 e com fim esperado para 2026.
Com isso, uma série de novidades relevantes para a Volkswagen no Brasil estão nos planos, com 16 lançamentos prometidos até o fim de 2028.
Linha de produção da VW Anchieta
Entre as estreias, a VW cita que 4 veículos serão produtos totalmente inéditos, sendo um deles a aguardada picape a ser fabricada em São José dos Pinhais (PR).
Ao que tudo indica, trata-se da versão final do conceito Tarok, apresentado no Salão de São Paulo em 2018.
A novidade, tomando como referência o protótipo apresentado no evento, vai posicionar a marca Volkswagen no segmento de picapes intermediárias, portanto uma rival direta para a Fiat Toro.
Já a unidade Anchieta, sede da Volkswagen do Brasil na cidade de São Bernardo do Campo (SP), será responsável pela fabricação de outros 2 produtos inéditos.
Para Taubaté, no interior de São Paulo, a Volkswagen vai alocar a produção de um futuro modelo a ser totalmente desenvolvido no Brasil.
Ao que tudo indica, trata-se do aguardado projeto A00, um crossover compacto que poderá resgatar o nome Gol.
Espera-se que o automóvel ofereça porte e valores semelhantes aos observados no Fiat Pulse, apostando em uma relação custo/benefício mais favorável.
Para a fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos (SP) está destinada a produção de um “novo motor ainda mais inovador e eficiente para veículos híbridos“, como explica a fabricante.
Segundo já noticiamos aqui no Guru dos Carros, trata-se da nacionalização do propulsor 1.5 TSI evo2, que substituirá o atual 1.4 TSI aplicado em boa parte dos modelos da marca oferecidos no país.
Detalhe do motor 1.5 TSI evo2 que será nacionalizado
Com uma série de evoluções em relação ao antecessor, o 1.5 TSI evo2 é equipado com diversos recursos para otimizar a eficiência, entre eles o sistema de desativação de cilindros (ACTplus).
O 1.5 TSI evo2 também serve de base para diversas configurações de conjuntos propulsores eletrificados, podendo ser aplicado desde sistemas do tipo híbrido-leve até a mecânica híbrida plug-in.
Também de olho na eletrificação, a Volkswagen anunciou a nacionalização de uma nova plataforma, a MQB Hybrid.
A iniciativa está sendo desenvolvida pela empresa especialmente para a América do Sul e conta com a participação da engenharia da Volkswagen do Brasil, reforça a empresa.
Fábrica da VW em Taubaté (SP) deverá produzir um inédito crossover que vai reviver o nome Gol
A fabricante alemã, portanto, adotará estratégia semelhante à da Stellantis com sua família de plataformas Bio-Hybrid, tendo como premissa soluções de eletrificação mais adequadas às realidades econômicas do país e priorizando o etanol como aliado para a descarbonização.
Nas palavras da VW, o projeto MQB Hybrid “comporta uma combinação dos mais avançados sistemas de combustão e eletrificação, utilizando sistema de alta voltagem“.
Outro ponto interessante é que a plataforma MQB Hybrid “conta com uma nova arquitetura eletrônica que permite mais conectividade e oferece ainda mais segurança por meio da tecnologia ADAS (Advanced Driver Assistance System). Além disso, oferece ainda mais conforto e aumento do espaço interno”, acrescenta a VW.
VW Tarok: picape intermediária deverá sair do papel e ser produzida no Paraná
Novidades para este ano
Apenas para relembrar, ainda dentro do atual ciclo de investimentos de R$ 7 bilhões a Volkswagen realizou 9 lançamentos em 2023, no caso o Polo GTS, Virtus 2024, Polo 1st Edition, Polo Track, T‑Cross The Town, Saveiro 2024, Tiguan Allspace R-Line e os 100% elétricos ID.4 e ID. Buzz.
Com isso, a VW foi a marca que mais cresceu em volume de vendas no país em 2023, com salto de 29,5%, ou quase 80.000 emplacamentos acima do volume conquistado em 2022.
Para 2024, a Volkswagen tem alguns lançamentos importantes a caminho, entre eles a nova Amarok, o Nivus GTS e o facelift para o T-Cross, modelo que encerrou 2023 como o SUV mais vendido no Brasil, segmento que hoje lidera a preferência do público brasileiro.
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